A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, inicia um estudo junto aos setores acadêmicos e à comunidade regional com o objetivo de avaliar a possibilidade de mudanças em seus processos seletivos, a partir do segundo semestre de 2013. O assunto foi tema de reunião de integrantes da gestão superior, na manhã dessa segunda-feira (17/09), no prédio da Reitoria.
“Estas medidas são pontuais e necessárias, pois a Universidade deve estar atenta à dinâmica regional e, ao mesmo tempo, às inovações do sistema de ensino. Por isso, temos que analisar e refletir as nossas formas de acesso ao ensino superior e o funcionamento eficiente de nossos cursos”, observou o reitor João dos Reis Canela.
Na oportunidade, a pró-reitora de Ensino, professora Anete Marília Pereira, apresentou as sugestões que o setor recebeu das chefias de departamento, coordenações de curso e direções de centro e que foram discutidas na primeira reunião de trabalho sobre o assunto, realizada no último dia 28 de agosto. As contribuições referem-se ao acesso à universidade, permanência do aluno e à mobilidade acadêmica.
“Iniciamos entendimentos junto aos setores competentes de nossa universidade e da comunidade externa para que o estudo seja feito de forma planejada e criteriosa tendo em vista a sua complexidade. Obviamente, as decisões devem ser coerentes e em sintonia com as demandas da comunidade”, acrescentou o reitor.
INTERCMBIO DE EXPERIÊNCIAS
Por sua vez, vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, sugeriu o intercâmbio de experiências com instituições que recentemente modificaram as suas formas de acesso e estão alcançando resultados positivos. “Devemos buscar um modelo adequado às novas exigências em nossa área de abrangência”, completou. A equipe administrativa da Comissão Técnica de Concursos (COTEC) também esteve presente à reunião.
Na última quinta-feira (20/09), a pró-reitora de Ensino, professora Anete Marilia Pereira e o pró-reitor adjunto de Ensino, professor Carlos Rogério Ladislau, estiveram reunidos no Salão de Conselhos (prédio 5), com chefias de departamento, coordenações de curso e direções de centro levando informações sobre o andamento das atividades. “Além do ingresso à Universidade avaliamos também conteúdos, metodologias e os aspectos pedagógicos das graduações, mestrado e doutorado”, finalizou o pró-reitor.
Atualmente, o acesso à Unimontes acontece em três formas distintas: sistema universal, sistema de reserva de vagas e vestibular seriado.
São dois Processos Seletivos anuais, realizados em dezembro e junho de cada ano, para o sistema universal e para o sistema de reserva de vagas (20% para afrodescendentes, 20% para egressos de escolas públicas e 5% para indígenas/portadores de deficiência). Em novembro, são realizadas as provas do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES).