Foram iniciadas as atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu em “Educação: Docência no Ensino Básico e Superior”, destinado exclusivamente aos policiais da 11ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (RPM). Oferecida gratuitamente, a pós-graduação é ministrada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em parceria com a 11ª RPM, contando, ainda, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O curso conta com a participação de 40 militares graduados em várias áreas do conhecimento. Eles passaram por processo seletivo promovido pela Unimontes.

A aula inaugural da pós-graduação em “Educação: Docência no Ensino Básico e Superior”, realizada na última sexta-feira (24/08), no auditório do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), foi proferida pelo reitor João dos Reis Canela e pelo comandante da 11ª RPM, coronel Franklin de Paula Silveira.

Também estiveram presentes o comandante do 10º BPM, tenente coronel Geraldo Brasileiro de Sales Filho; e a vice-reitora da Unimontes, Maria Ivete Soares de Almeida, juntamente com integrantes da gestão superior da universidade, e outras autoridades civis e militares, professores e alunos do curso.

Na oportunidade, o reitor João Canela destacou que o curso de pós-graduação é mais uma iniciativa que resulta da aliança profícua firmada entre a Universidade Estadual de Montes Claros e a Polícia Militar. “Com a atuação conjunta das duas instituições, estamos construindo uma sociedade mais justa”, disse o reitor.

Ele destacou a importância do curso de especialização voltado exclusivamente para os policiais militares. “Esse curso de pós-graduação tem uma importância significativa por atender as necessidades da Polícia Militar na formação de recursos humanos”, avaliou o professor João Canela.

Por sua vez, o comandante da 11ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Franklin de Paula Silveira, também enalteceu a relevância da parceria entre a corporação e a Universidade. “Com certeza, a parceria entre a Polícia Militar e a Unimontes terá como resposta o engrandecimento das duas partes”, assegurou.

O comandante da 11ª RPM salientou que a pós-graduação a pós-graduação Lato sensu em “Educação: docência no ensino básico e superior” é a primeira iniciativa do gênero realizada no âmbito da Polícia Militar de Minas Gerais. Segundo ele, os participantes do curso vão trabalhar na formação de outros policiais militares, atuando como agentes multiplicadores. O coronel Franklin de Paula Silveira destacou ainda o valor do investimento na educação. “Quanto mais o povo é educado, menos se tem problemas na área de segurança”, enfatizou.

O CURSO

O curso em “Educação: docência no ensino básico e superior” terá duração de oito meses, com carga horária de 360 horas/aulas. As aulas serão ministradas todas as sextas-feiras (19 às 22 horas) e aos sábados, de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no auditório do 10º Batalhão da PM. O curso é ministrado por intermédio do departamento de Educação e da Coordenadoria de Pós-Graduação Lato sensu, ligada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Entre as disciplinas que fazem parte do conteúdo do curso estão “Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem”, “Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira”, “Didática e Metodologia do Ensino Superior”, “Educação e as Novas Tecnologias” e “Prática docente em Ambiente de Educação a Distância (EAD)”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia