O primeiro semestre letivo de 2013 da Universidade Estadual de Montes Claros será iniciado na próxima segunda-feira (18/02), com 52 cursos de graduação ministrados no campus-sede e em 11 campi distribuídos nas regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha (Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí).

A instituição conta com 7.774 acadêmicos na graduação, dos quais 5.401 matriculados em cursos oferecidos no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro (Montes Claros), e 2.343 nos demais campi. A Universidade recebe 1.657 novos alunos, aprovados no Processo Seletivo 1/2013 (1.061) e no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior/PAES (596). As informações foram divulgadas pela Secretaria Geral da Unimontes.

A novidade deste semestre é o início do curso em Tecnologia em Gestão Pública/Noturno, vinculado ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Unimontes. A primeira turma é formada por 32 acadêmicos e as aulas serão ministradas nas dependências do CEPT, que passou por obras de reforma e ampliação.

De acordo com o calendário escolar de 2013 da Unimontes, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), o semestre letivo vai se estender até o dia 5 de julho. Além dos cursos regulares de graduação e de educação tecnológica e profissional, serão iniciadas as atividades dos cursos de graduação a distância e dos cursos de pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu.