A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou as atividades das novas turmas de residência multiprofissional em Saúde da Família e Comunidades e em Saúde Coletiva em sete municípios do Norte de Minas. Oferecidos em parceria com as prefeituras, os cursos de especialização contam com 50 residentes.

Foto: Neto Macedo / Ascom Unimontes

Na manhã desta quarta-feira (02/04), foi realizada a solenidade oficial de assinatura dos convênios entre a Unimontes e as prefeituras dos municípios beneficiados pelos cursos de residência: Brasília de Minas, Várzea da Palma, Lassance, Coração de Jesus, Janaúba, Nova Porteirinha e Mirabela.

A cerimônia aconteceu na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria) e contou com a presença do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, além dos prefeitos de Brasília de Minas, Marcus Vinicius Ferreira de Carvalho; de Lassance, Atlos Cácio de Souza Gomes; e de Várzea da Palma, Rodrigo de Aguiar Dalla Bernardina, juntamente com secretários municipais de saúde e outros representantes das prefeituras.

Na ocasião, o professor Dalton Caldeira Rocha destacou que, ao promover os cursos de residência multiprofissional, a Unimontes reafirma seu papel como “universidade de integração regional”, contribuindo diretamente para a qualificação profissional e para a melhoria da assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com essa ação, os municípios recebem um impulso importante, com novos olhares, novas práticas e novas possibilidades de atuação integrada nos serviços comunitários. Sem dúvida, trata-se de um investimento que retorna na forma de melhoria no atendimento, inovação, rotinas de trabalho e valorização das equipes de saúde”, afirmou o vice-reitor da Unimontes.

“Certamente, esse é um gesto de coragem e visão de futuro. Promover a formação em serviço, conforme as necessidades reais da população, significa construir caminhos para uma saúde mais econômica, resolutiva e próxima das pessoas”, acrescentou o professor Caldeira Rocha.

O prefeito de Brasília de Minas, Marcus Vinicius Ferreira de Carvalho, lembrou que se graduou em Medicina na Unimontes. “A Universidade, com o curso de Residência Multiprofissional, contribuirá muito para a melhoria da assistência à saúde da população do município”, destacou.

A importância da especialização multiprofissional para a melhoria da qualidade do atendimento à população, sobretudo na atenção básica, também foi ressaltada pelos prefeitos de Lassance e de Várzea da Palma.

Residências multiprofissionais oferecidas

Em Brasília de Minas e Janaúba, foram iniciadas as atividades da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidades, com a oferta de nove vagas em cada cidade, distribuídas entre enfermeiros (3), dentistas (3) e psicólogos (3).

Nos municípios de Várzea da Palma, Coração de Jesus, Nova Porteirinha e Mirabela, é ofertada a Residência em Saúde da Família e Comunidades, com vagas para enfermeiros (2), dentistas (2) e psicólogos (2).

A cidade de Lassance foi contemplada com oito vagas na Residência em Saúde Coletiva, distribuídas da seguinte forma: enfermeiros (3), assistentes sociais (3) e profissionais de Saúde Coletiva (2).

Presenças

Além do vice-reitor Dalton Caldeira Rocha e dos prefeitos de Brasília de Minas, Lassance e Várzea da Palma, a solenidade de assinatura dos convênios dos cursos de residência multiprofissional contou com a presença do coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da Unimontes, professor Cristiano Leonardo de Oliveira Dias; da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), professora Andra Aparecida da Silva Dionízio; dos secretários municipais de Saúde de Coração de Jesus (Guilherme Leal Andrade), Brasília de Minas (Bernardo Mendes Cardoso) e Lassance (Lorena Rodrigues Rocha Ribeiro); da secretária-adjunta de Saúde de Janaúba, Juliana Amélia da Silva Mendes; e do procurador-geral do município de Várzea da Palma, Auricélio Anselmo da Silva, entre outros representantes dos municípios e da Universidade.

Relacionadas

Museu da Unimontes divulga exposições para novembro
Mestrado Profissional em Educação Física da Unimontes lança Edital para uma vaga de professor colaborador
Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez