A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou as atividades das novas turmas de residência multiprofissional em Saúde da Família e Comunidades e em Saúde Coletiva em sete municípios do Norte de Minas. Oferecidos em parceria com as prefeituras, os cursos de especialização contam com 50 residentes.

Foto: Neto Macedo / Ascom Unimontes

Na manhã desta quarta-feira (02/04), foi realizada a solenidade oficial de assinatura dos convênios entre a Unimontes e as prefeituras dos municípios beneficiados pelos cursos de residência: Brasília de Minas, Várzea da Palma, Lassance, Coração de Jesus, Janaúba, Nova Porteirinha e Mirabela.

A cerimônia aconteceu na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria) e contou com a presença do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, além dos prefeitos de Brasília de Minas, Marcus Vinicius Ferreira de Carvalho; de Lassance, Atlos Cácio de Souza Gomes; e de Várzea da Palma, Rodrigo de Aguiar Dalla Bernardina, juntamente com secretários municipais de saúde e outros representantes das prefeituras.

Na ocasião, o professor Dalton Caldeira Rocha destacou que, ao promover os cursos de residência multiprofissional, a Unimontes reafirma seu papel como “universidade de integração regional”, contribuindo diretamente para a qualificação profissional e para a melhoria da assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com essa ação, os municípios recebem um impulso importante, com novos olhares, novas práticas e novas possibilidades de atuação integrada nos serviços comunitários. Sem dúvida, trata-se de um investimento que retorna na forma de melhoria no atendimento, inovação, rotinas de trabalho e valorização das equipes de saúde”, afirmou o vice-reitor da Unimontes.

“Certamente, esse é um gesto de coragem e visão de futuro. Promover a formação em serviço, conforme as necessidades reais da população, significa construir caminhos para uma saúde mais econômica, resolutiva e próxima das pessoas”, acrescentou o professor Caldeira Rocha.

O prefeito de Brasília de Minas, Marcus Vinicius Ferreira de Carvalho, lembrou que se graduou em Medicina na Unimontes. “A Universidade, com o curso de Residência Multiprofissional, contribuirá muito para a melhoria da assistência à saúde da população do município”, destacou.

A importância da especialização multiprofissional para a melhoria da qualidade do atendimento à população, sobretudo na atenção básica, também foi ressaltada pelos prefeitos de Lassance e de Várzea da Palma.

Residências multiprofissionais oferecidas

Em Brasília de Minas e Janaúba, foram iniciadas as atividades da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidades, com a oferta de nove vagas em cada cidade, distribuídas entre enfermeiros (3), dentistas (3) e psicólogos (3).

Nos municípios de Várzea da Palma, Coração de Jesus, Nova Porteirinha e Mirabela, é ofertada a Residência em Saúde da Família e Comunidades, com vagas para enfermeiros (2), dentistas (2) e psicólogos (2).

A cidade de Lassance foi contemplada com oito vagas na Residência em Saúde Coletiva, distribuídas da seguinte forma: enfermeiros (3), assistentes sociais (3) e profissionais de Saúde Coletiva (2).

Presenças

Além do vice-reitor Dalton Caldeira Rocha e dos prefeitos de Brasília de Minas, Lassance e Várzea da Palma, a solenidade de assinatura dos convênios dos cursos de residência multiprofissional contou com a presença do coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da Unimontes, professor Cristiano Leonardo de Oliveira Dias; da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), professora Andra Aparecida da Silva Dionízio; dos secretários municipais de Saúde de Coração de Jesus (Guilherme Leal Andrade), Brasília de Minas (Bernardo Mendes Cardoso) e Lassance (Lorena Rodrigues Rocha Ribeiro); da secretária-adjunta de Saúde de Janaúba, Juliana Amélia da Silva Mendes; e do procurador-geral do município de Várzea da Palma, Auricélio Anselmo da Silva, entre outros representantes dos municípios e da Universidade.

Relacionadas

Seguro de vida é estendido a todos os alunos matriculados na Unimontes
Dinter – Unimontes e UNB realizam debates sobre democracia e desenvolvimento capitalista no campus-sede  
Documentário sobre Zé Coco do Riachão é aprovado para captação de recursos via Lei Rouanet
Congresso Internacional da Unimontes abre inscrições para selecionar Avaliadores de Trabalhos Científicos
CEPT Unimontes – Processo seletivo para professor de curso técnico está com inscrições abertas até domingo
CEPT Unimontes oferece vagas residuais em cinco cidades – Inscrições terminam sexta-feira