A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoveu, na manhã desta quinta-feira (6/03), a abertura oficial das atividades das novas turmas de residências médicas, residência em enfermagem obstétrica e multiprofissionais ofertadas pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). A cerimônia, realizada no auditório do prédio 6 (do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS) do campus-sede, foi presidida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes


A solenidade marcou a acolhida de 113 residentes aprovados para as especializações nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Enfermagem e Obstetrícia. São atendidos profissionais graduados nas áreas de Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Serviço Social.


As atividades das residências médicas, residência em enfermagem obstétrica e multiprofissionais serão desenvolvidas junto às equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) dos polos dos municípios de Montes Claros, Janaúba, Pirapora, Buritizeiro, Lassance e Taiobeiras. O Programa de Residência em Enfermagem e Obstetrícia será realizado no Hospital Universitário Clemente de Faria (Montes Claros) e nos hospitais Fundajan (em Janaúba) e Santo Antônio (Taiobeiras).


A cerimônia de abertura das residências teve transmissão online, podendo ser acompanhada pelos profissionais das cidades beneficiadas com os cursos de especialização.


Ao cumprimentar os novos residentes, o reitor Wagner de Paulo Santiago destacou que, por meio dos cursos de residências médicas, residência em enfermagem obstétrica e multiprofissionais, oferecidas pelo HUCF em parceria com o MEC e com os municípios, a Unimontes contribui para a melhoria da assistência à população, principalmente, para a clientela do Serviço Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, lembrou que Montes Claros foi o embrião do SUS, por meio de projeto implantado pela Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes


O professor Wagner de Paulo Santiago salientou que a Unimontes amplia a oferta de cursos de especialização na área de saúde dentro da meta da atual gestão superior de fortalecer a pós-graduação na instituição. “Ao fortalecer a pós-graduação, estamos melhorando a pesquisa e o ensino na universidade”, assegurou o reitor, lembrando que a seleção dos aprovados nas residências foi feita pela própria universidade, por intermédio da Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps).


Ele destacou ainda que a atual gestão superior da Unimontes tem como prioridade fortalecer o Hospital Universitário Clemente de Faria, com a implantação de um novo modelo de gestão da unidade. “Com a mudança, teremos a melhoria do ensino e a melhoria da assistência à população”, disse o reitor. “Teremos mais eficiência com todos os direitos dos servidores preservados”, completou.


O vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, também enalteceu o investimento feito pela Universidade na melhoria da formação profissional. Ele também ressaltou a importância dos cursos de residência para a capacitação dos profissionais que atendem a população assistida pelo SUS na rede de atenção básica.

PRESENÇAS

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes


A solenidade de abertura oficial das residências médicas e multiprofissionais contou, ainda, com as presenças da pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos; do superintendente do HUCF, Iuri Simões Mota; do diretor de Desenvolvimento Acadêmico do Hospital Universitário, professor Henrique Barbosa Andrade; da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires; do coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu, professor Cristiano Leonardo de Oliveira Dias; do coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), professor Divino Urias Mendonça; da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Professora Andra Aparecida da Silva Dionízio; e da diretora de Atenção à Saúde do Município de Montes Claros, Daniela Veloso. Participaram ainda coordenadores, preceptores, professores, servidores técnico-administrativos, residentes, acadêmicos e demais convidados.

Relacionadas

Inscrições prorrogadas para a Chefia da Auditoria Seccional da Unimontes
Unimontes entrega Escola do Brasil Profissionalizado ao município de Brasília de Minas
Museu da Unimontes divulga programação para celebrar as Festas de Agosto com música, exposições, cinema e história
Unimontes publica edital do PAES – inscrições serão recebidas de 16 de agosto a 26 de setembro
Unimontes está com inscrições abertas para Monitoria Voluntária em 10 disciplinas de Ciências Biológicas
“Por trás do céu de fitas” – Mestranda da Unimontes defende dissertação sobre trabalho criativo de catopês, marujos e caboclinhos no dia 11 de agosto