Foram iniciadas nesta segunda-feira (14/3), as aulas do mestrado profissional em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O início das atividades foi marcado por uma solenidade no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CCSA (prédio 1, campus-sede), pela manhã, com as presenças do reitor João dos Reis Canela, do vice-reitor Antonio Alvimar Souza e do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Hercílio Martelli Júnior, juntamente com o corpo docente e alunos do mestrado.

Recomendado pela Coordenadoria de Capacitação de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o curso é o 15º mestrado próprio da Universidade. A proposta, elaborada pelos departamentos de Ciências Econômicas, Ciências da Administração e Ciências Contábeis da Unimontes, conta com o apoio do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram preenchidas 15 vagas.

O mestrado terá duração de dois anos. Durante o curso, serão enfocadas duas linhas de pesquisa: “Desenvolvimento Econômico” e “Estratégia Empresarial”.

A chefe do departamento de Economia da Unimontes e coordenadora do mestrado, professora Tânia Marta Maia Fialho, destaca que o curso de pós-graduação Stricto sensu tem uma grande importância por atender uma demanda do Norte de Minas. “Até então, o Norte de Minas não tinha um curso de mestrado focado em gestão empresarial”, ressalta.

A coordenadora ressalta que o curso aborda o crescimento econômico, considerando as perspectivas de desenvolvimento e estratégia. “A estratégia empresarial é fundamental para o desenvolvimento econômico, este que é fator determinante para o crescimento das empresas”, observa a professora Tânia Marta Fialho.

Um dos alunos do novo mestrado da Unimontes, Ronaldo Marcelo Silva, que trabalha na Petrobras Biocombustíveis em Montes Claros, declara que tem grande expectativa em relação ao curso. “A minha perspectiva é de adquirir novos conhecimentos e ter uma capacitação ainda melhor como gestor empresarial. Ao mesmo tempo, espero contribuir para devolver os conhecimentos aprendidos para a sociedade, tornando-me professor no futuro”, afirma Ronaldo, que é graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ele destaca que a temática do mestrado é de grande importância para o desenvolvimento econômico do Norte de Minas. “A região tem muitas potencialidades. É preciso criar mecanismos para que estas potencialidades sejam melhor aproveitadas”, afirma o mestrando da Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia