
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) entrega à comunidade de Bocaiuva, , nesta sexta-feira (9/05), a Escola do Programa Brasil Profissionalizado no município. A solenidade de inauguração está marcada para as 9 horas e contará com as presenças do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, demais integrantes da gestão superior da instituição, do prefeito Roberto Jairo Torres, de deputados estaduais, além de outras autoridades e convidados.
A Unimontes é responsável pela coordenação das obras das escolas do Programa Brasil Profissionalizado em 13 municípios mineiros. O programa é implementado pelo Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do Governo do Estado de Minas Gerais.
As obras da escola profissionalizante de Bocaiuva, que tinham sido interrompidas por um período, foram retomadas e aceleradas pela atual gestão da Unimontes, com recursos da ordem de R$ 8,58 milhões liberados pelo Governo de Minas. A gestão também tem intensificado a execução dos serviços nas unidades de Brasília de Minas e Manga.
Para a conclusão da unidade de Bocaiuva, a Unimontes promoveu serviços como pintura, paisagismo, instalação de forros, substituição parcial de telhados, execução de pisos, redes hidrossanitária, elétrica, de ar condicionado, de dados, além da implantação de subestação de energia elétrica, entre outras melhorias.

A escola, implantada em um terreno com área total de 12 mil metros quadrados, possui 5.577 metros quadrados de área construída distribuídos em dois pavimentos. A edificação poderá ser utilizada para diversos fins educacionais, incluindo o ensino fundamental, a formação técnica e cursos de nível superior.
De acordo com o engenheiro Alexandre Araújo, do setor de Engenharia e Arquitetura da Unimontes, a estrutura conta com 12 salas de aula (com capacidade para 40 alunos cada), auditório para 201 pessoas, biblioteca e laboratórios de Química, Biologia, Física, Matemática, Informática e Línguas. Destacam-se ainda dois laboratórios especiais, cada um com 233 m², destinados a múltiplas funcionalidades pedagógicas. A unidade dispõe também de ampla sala de professores, sala multimídia, espaços administrativos (diretoria, coordenação pedagógica e secretaria), além de áreas para refeitório/vivência com cozinha industrial, cantina e despensa.
Entre os destaques da escola, incluem-se uma quadra esportiva coberta, com 862,20 m² e vestiários masculino e feminino, bem como um anfiteatro com palco e arquibancadas de concreto, com capacidade aproximada para 150 pessoas.
“Uma grande obra, que fará a diferença para Bocaiuva”, afirma prefeito
O prefeito de Bocaiuva, Roberto Jairo Torres, ressalta que a inauguração da Escola do Programa Brasil Profissionalizado representa uma significativa conquista para o setor educacional do município. “Trata-se de uma grande obra, que fará muita diferença para Bocaiuva e região, por se tratar de uma escola voltada à tecnologia e à formação dos nossos jovens e da força de trabalho local”, afirmou.
O prefeito enfatizou ainda que a unidade abre perspectivas para a criação de novos cursos no município. “Além dos cursos técnicos, esperamos a implantação de cursos de nível superior em Bocaiuva”, disse.
Segundo ele, a escola permitirá a preparação de mão de obra qualificada para os setores industrial, de serviços e de negócios, favorecendo o desenvolvimento econômico e social de Bocaiuva e dos municípios vizinhos. “A geração de emprego e renda será impactada positivamente, o que também contribuirá para o aumento da arrecadação de tributos”, avaliou.
Por fim, o prefeito destacou o empenho da gestão superior da Unimontes e do Governo do Estado, por meio do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões, na liberação dos recursos que possibilitaram a retomada e a conclusão das obras da escola profissionalizante no município.
Fotos: Ícaro Vinícius Machado Campos




