Unidade foi instalada com recursos da Fapemig, no valor de R$ 1,502 milhão

Um espaço de divulgação da ciência e de aproximação com a sociedade. Este é o perfil do Circuito de Conhecimentos, inaugurado no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na manhã desta segunda-feira (28/04).
A solenidade de inauguração oficial, presidida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, contou com a participação do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, de outras autoridades civis e militares, como o deputado Arlen Santiago e vereadores, juntamente com pesquisadores, professores, estudantes e demais integrantes da comunidade acadêmica.
O Circuito de Conhecimentos é composto por oito modernos laboratórios multiuso e multidisciplinares, instalados em contêineres adaptados. A iniciativa foi viabilizada por meio de recursos no valor de R$ 1.502.200,00, disponibilizados pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
“Fazer da Unimontes uma universidade cada vez melhor. Este é o nosso papel. E todos os professores, servidores, alunos e demais colaboradores têm nos ajudado a fazer isso”, afirmou o reitor Wagner de Paulo Santiago, ao presidir a cerimônia de inauguração do Circuito de Conhecimentos.
Ele destacou a importância da unidade, que vai funcionar como um centro integrado de inovação, tecnologia e divulgação científica, reunindo múltiplas áreas do conhecimento em um espaço acessível, interativo e voltado à popularização dos estudos e pesquisas desenvolvidos pelos docentes e pesquisadores da Universidade.
O reitor ressaltou que o Circuito de Conhecimentos é multidisciplinar, envolvendo os professores e alunos de todos os cursos da instituição. “Desta forma, o Circuito mostra que a Universidade é de todos. Ninguém aqui é dono de nada”, disse. “Temos que trabalhar juntos. Quero convidar cada professor, cada servidor técnico-administrativo, cada aluno e a sociedade em geral a conhecer esse Circuito e participar de suas atividades”, destacou o professor Wagner de Paulo Santiago.
Ele salientou que a implantação do Circuito de Conhecimentos, idealizada por um grupo de professores e pesquisadores da instituição e viabilizada pela Fapemig, se insere em um conjunto de avanços e obras da Universidade, entre os quais: a criação de novos cursos de graduação, a conclusão do Teatro da Unimontes e a ampliação do Restaurante Universitário. “A nossa Universidade ainda tem muito a oferecer”, assinalou.
Na oportunidade, o prefeito Guilherme Guimarães enalteceu a importância do Circuito de Conhecimentos para a abertura da Universidade para a comunidade “fora dos seus muros”. Lembrou que a Unimontes responde pelo segundo maior orçamento do município (superada apenas pela prefeitura). “A Universidade exerce papel fundamental no desenvolvimento do nosso município e pode contar com a parceria da prefeitura”, assegurou o prefeito.
Por sua vez, o deputado Arlen Santiago deu ênfase às conquistas recentes da Unimontes, sendo uma delas a classificação da graduação em Medicina como o melhor curso na área médica de Minas Gerais, de acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/2023) do MEC; e a retomada e conclusão das obras das escolas do Programa Brasil Profissionalizado.
Espaço multiusuário e democrático
O coordenador do Circuito de Conhecimentos, professor Daniel Coelho de Oliveira, fez uma apresentação do projeto, voltado para a divulgação das pesquisas e estudos da Universidade junto à comunidade, de forma interativa. “Pensamos em criar um conjunto de equipamentos que pudesse dialogar com o público, porque é fundamental divulgar a ciência”, afirmou o professor Daniel Coelho, que trabalha com a professora Christine Martins de Matos, vice-coordenadora da unidade.
“Acredito que a Universidade é um lugar do encantamento das pessoas que trabalham e estudam aqui. Então, precisamos criar estruturas que encantem as pessoas”, disse o coordenador, ressaltando a importância do Circuito de Conhecimentos para criar a interação entre a instituição superior e a sociedade.
“Acreditamos que esse espaço deve ser multiusuário e democrático. Então, vamos agendar com professores, alunos, servidores, para que todos possam aprender a usar da melhor forma possível este centro, que é um espaço público e democrático. Aqui, será possível utilizar diferentes racionalidades do conhecimento científico”, assegurou o professor Daniel Coelho.
Presenças
Entre outras autoridades e convidados, ainda participaram da solenidade de inauguração do Circuito de Conhecimentos da Unimontes: o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; o presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Montes Claros, professor Herbert Alcântara Ferreira; o diretor técnico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Norte de Minas (Fadenor), professor Roney Sindeaux; o ex-reitor da Unimontes (dez/2002 a dez/2010), professor Paulo César Gonçalves de Almeida; o comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros Militar (COB), coronel Júlio César Tóffoli; o capitão Michael Stephan da Silva, representando o comandante do 50º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Montes Claros, tenente-coronel Wellington Eduardo Mourão Ferreira; a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Maria Carolina (Carol) Caldeira; e os vereadores Eduardo Preto, Igor Dias, Carol Figueiredo, Iara Pimentel e PC Landim.
Galeria de fotos



















