Entre as atrações: sala de imersão 360 graus e laboratório voltado para a saúde

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) passa a contar com um centro integrado de inovação, tecnologia e divulgação científica, reunindo múltiplas áreas do conhecimento em um espaço acessível, interativo e voltado à popularização dos estudos e pesquisas desenvolvidos por seus docentes e pesquisadores. Essa estrutura é oferecida pelo Circuito de Conhecimentos, cuja inauguração ocorrerá nesta segunda-feira, 28 de abril, no campus-sede da instituição.

A solenidade oficial de inauguração, agendada para às 9 horas, será presidida pelo Reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, com a presença de pesquisadores, integrantes da comunidade acadêmica e autoridades.

O Circuito de Conhecimentos é composto por oito modernos laboratórios multiuso e multidisciplinares, instalados em contêineres adaptados. A iniciativa foi viabilizada por meio de recursos no valor de R$ 1.502.200,00, disponibilizados pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O projeto foi contemplado no Edital 04/2023 da Fapemig, que destinou recursos específicos para centros de tecnologia e infraestrutura de pesquisa na Unimontes e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A implantação dos laboratórios contou com a gestão financeira da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

A unidade foi instalada no estacionamento do campus-sede, nas proximidades dos prédios do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Centro de Ciências Humanas (CCH).

A coordenação do projeto está a cargo do professor Daniel Coelho de Oliveira, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da Unimontes, com a vice-coordenação da professora Christine Martins de Matos, diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade.

Segundo o professor Daniel Coelho, “a proposta é que o Circuito funcione como um espaço de divulgação científica. A universidade conta com muitos pesquisadores competentes, das mais diversas áreas do conhecimento, mas, até então, não dispunha de uma estrutura adequada para socializar suas pesquisas com o público leigo e a sociedade em geral.”

Foto: Ascom Unimontes

Ele acrescenta: “A partir de agora, teremos uma estrutura que possibilitará aos docentes e pesquisadores o uso de diferentes linguagens, para além da acadêmica, na comunicação com a população. O ambiente favorecerá a experimentação, a inovação e a produção colaborativa de conhecimento, promovendo a aproximação entre universidade, escolas, redes de pesquisa, movimentos sociais e o setor produtivo.”

Sala de realidade imersiva em 360 graus: um dos destaques

Após a solenidade de inauguração, haverá visitação aos ambientes, demonstrações dos equipamentos e de suas funcionalidades, além do lançamento do sistema eletrônico de agendamento para uso dos laboratórios.

“O objetivo do evento é apresentar à comunidade acadêmica as múltiplas potencialidades do Circuito, fomentando parcerias e promovendo, desde o início, uma ocupação criativa e colaborativa do espaço”, afirma o coordenador.

Um dos principais atrativos da estrutura é a sala de realidade imersiva, com projeção e som em 360 graus. Estudantes e visitantes poderão realizar “viagens imersivas” por diferentes conteúdos, por meio da combinação de imagem e áudio.

“O aluno poderá adentrar o ambiente e visualizar, por exemplo, uma vereda, uma filmagem do Rio São Francisco, imagens do corpo humano ou de uma obra de arte. Assim, terá uma experiência de 360 graus com determinado conteúdo científico, seja das áreas de artes, biologia, história, entre outras”, explica Daniel Coelho.

Outro destaque é o laboratório voltado para a área da saúde, além do horto botânico. “O laboratório será equipado com microscópios e outros instrumentos que permitirão aos professores das áreas biológicas, médicas, de enfermagem e da saúde em geral, ministrar conteúdos voltados também para estudantes do ensino médio”, observa o coordenador.

O espaço de difusão do conhecimento contará ainda com um laboratório de podcast/videocast e um laboratório de economia criativa, equipado com impressora 3D e drones. “Nosso objetivo é desenvolver experiências de divulgação científica associadas à economia criativa, no contexto de um projeto mais amplo”, afirma.

A estrutura dispõe também de um auditório com capacidade para 55 pessoas, que pode ser subdividido em duas salas independentes, além de um laboratório de informática com dez computadores.

“Ciência vista de cima”

Outra inovação do Circuito de Conhecimentos é o projeto denominado “Ciência Vista de Cima”, composto por uma estrutura em formato de asa-delta e um óculos de realidade aumentada 360 graus. “Com os óculos, o visitante terá a sensação de estar sobrevoando determinado local, embora esteja com os pés no chão. Trata-se de uma experiência imersiva com vistas à divulgação de conteúdos científicos sob uma nova perspectiva”, esclarece o professor Daniel Coelho.

Relacionadas

Unimontes seleciona professor para cursos técnicos em Administração para vários municípios mineiros
Unimontes abre inscrições para professor de curso técnico em Saúde Bucal no município de Francisco Sá
História oral – Professores fazem palestra sobre Pedro Braga e Saluzinho
Unimontes promove Encontro de Egressos em 30 de abril
Unimontes realiza V Simpósio de Botânica Aplicada: inscrições já começaram
Unimontes é parceira do Transa Poética na realização do 2º Rio Psiu Poético – Inscrições começam sexta-feira