A Universidade Estadual de Montes Claros implementou o setor de Gestão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (GARPS), com objetivo de gerenciar os drones adquiridos para uso nas atividades de ensino, extensão e pesquisa dos seus diversos cursos. A Unimontes realizou, entre os meses de junho e agosto de 2024, a capacitação de servidores sobre o uso dos equipamentos.

O principal objetivo do treinamento foi preparar os operadores para manusear esses equipamentos com segurança e dentro das normas regulamentares com o objetivo de garantir o uso seguro e eficiente das Aeronaves Remotamente Operadas (ARPs),os drones.

O treinamento, com aulas teóricas e atividades práticas, foi realizado no campus-sede da instituição. As aulas foram ministradas pelo servidor Diego Marques Freitas, coordenador do setor de Gestão de Aeronaves Remotamente Pilotadas.

Diego Marques Freitas, coordenador do departamento de Gestão de Aeronaves Remotamente Operadas e servidores que passaram por capacitação. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

A capacitação foi dividida em duas etapas. Inicialmente, foi abordada a regulamentação necessária para a operação de drones, incluindo legislações, normativos e procedimentos prévios obrigatórios. Na segunda etapa, os servidores participaram de uma oficina prática, na qual aprenderam noções operacionais essenciais e realizaram operações básicas com os drones.

O coordenador do GARPS da Unimontes, Diego Marques Freitas, salienta que a popularização dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) trouxe novas oportunidades para as universidades, atendendo, sobretudo, as atividades e projetos de pesquisa. “O uso seguro dos equipamentos está diretamente relacionado com a capacitação dos operadores. O uso sem critérios de segurança pode tornar arriscada a operação. Por isso, a universidade instituiu a Gestão de ARPs centralizada e vem procedendo com a capacitação de operadores nos vários departamentos que utilizam a ferramenta”, explicou.

Nove servidores da Unimontes já foram capacitados para o uso básico de drones. A instituição planeja oferecer também treinamentos técnicos específicos, voltados para áreas como pulverização agrícola e aerolevantamento, visando ampliar as possibilidades de uso dos drones em diversas áreas de pesquisa e extensão.

Relacionadas

Liga Acadêmica de Direito da Unimontes comemora os 37 anos da Constituição Federal de 1988
Pesquisa de campo de projeto sobre representação da rota da escravidão em textos documentais inicia-se em Diamantina
Apesar de elevação, custo de vida em Moc segue “sem pressão inflacionária generalizada” – Cesta Básica cai 1,24%
Chá literário – saberes e sabores da palavra” acontecerá em Paracatu no próximo dia 24
Unimontes lança Edital para Mestrado e Doutorado em Cuidado Primário em Saúde – Inscrições em novembro
Unimontes abre inscrições para Grupo PET Artes Música