Espaço humanizado funcionará no prédio 6, do CCBS

Com o objetivo de tornar o ambiente universitário mais humanizado e acolhedor para estudantes, professoras e servidoras técnico-administrativas que são mães, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) criou um espaço de fraldário e sala de amamentação no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado no prédio 6 do campus-sede. O espaço será inaugurado em 9 de agosto.

Implementado por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o projeto foi construído de forma coletiva e contou com o apoio técnico da Residência em Enfermagem Obstétrica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), além do apoio das mães da comunidade acadêmica.

A iniciativa visa atender às necessidades das mulheres que conciliam a vida acadêmica com a maternidade, oferecendo um ambiente confortável, humanizado e adequado para os cuidados com os filhos.

“Agradecemos de forma especial ao reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, e ao vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, pelo apoio constante e pelo empenho em promover ações que visam o bem-estar de todos no campus. Também expressamos nossa gratidão à deputada Leninha pelo importante repasse da emenda parlamentar, que foi fundamental para a concretização deste projeto”, afirmou o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Daniel Coelho de Oliveira.

Ele também destacou a contribuição do Aldeia Coletivo de Mães Unimontes, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da representação estudantil da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e da direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que disponibilizou o espaço.

“Reconhecemos que esta iniciativa é apenas um pequeno passo diante dos grandes desafios que temos para tornar o campus da Unimontes mais acolhedor para mães, pais e crianças. Aproveitamos para destacar o compromisso da gestão superior da universidade em continuar desenvolvendo projetos que promovam a inclusão e o conforto de toda a comunidade acadêmica”, afirmou o pró-reitor adjunto.

“Como mãe da Helena, de 01 ano e 01 mês, e técnica universitária na Unimontes, estou muito feliz com a criação da sala de amamentação e fraldário, o Espaço Acolher. Participar do processo de construção deste espaço foi uma experiência muito gratificante. Este espaço é um suporte essencial para estudantes, pais, mães e responsáveis por crianças pequenas, bem como para os servidores da nossa instituição. A existência de um local adequado e acolhedor para amamentar e cuidar dos nossos filhos facilita a rotina e promove um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos”, destacou Luana Durães, servidora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

A inauguração oficial do fraldário e da sala de amamentação está marcada para o dia 9 de agosto, às 14h30, no terceiro andar do prédio 6 do campus universitário. Na ocasião, haverá também uma apresentação musical de Jukita Queiroz.

Relacionadas

Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI