Espaço humanizado funcionará no prédio 6, do CCBS

Com o objetivo de tornar o ambiente universitário mais humanizado e acolhedor para estudantes, professoras e servidoras técnico-administrativas que são mães, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) criou um espaço de fraldário e sala de amamentação no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado no prédio 6 do campus-sede. O espaço será inaugurado em 9 de agosto.

Implementado por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o projeto foi construído de forma coletiva e contou com o apoio técnico da Residência em Enfermagem Obstétrica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), além do apoio das mães da comunidade acadêmica.

A iniciativa visa atender às necessidades das mulheres que conciliam a vida acadêmica com a maternidade, oferecendo um ambiente confortável, humanizado e adequado para os cuidados com os filhos.

“Agradecemos de forma especial ao reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, e ao vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, pelo apoio constante e pelo empenho em promover ações que visam o bem-estar de todos no campus. Também expressamos nossa gratidão à deputada Leninha pelo importante repasse da emenda parlamentar, que foi fundamental para a concretização deste projeto”, afirmou o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Daniel Coelho de Oliveira.

Ele também destacou a contribuição do Aldeia Coletivo de Mães Unimontes, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da representação estudantil da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e da direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que disponibilizou o espaço.

“Reconhecemos que esta iniciativa é apenas um pequeno passo diante dos grandes desafios que temos para tornar o campus da Unimontes mais acolhedor para mães, pais e crianças. Aproveitamos para destacar o compromisso da gestão superior da universidade em continuar desenvolvendo projetos que promovam a inclusão e o conforto de toda a comunidade acadêmica”, afirmou o pró-reitor adjunto.

“Como mãe da Helena, de 01 ano e 01 mês, e técnica universitária na Unimontes, estou muito feliz com a criação da sala de amamentação e fraldário, o Espaço Acolher. Participar do processo de construção deste espaço foi uma experiência muito gratificante. Este espaço é um suporte essencial para estudantes, pais, mães e responsáveis por crianças pequenas, bem como para os servidores da nossa instituição. A existência de um local adequado e acolhedor para amamentar e cuidar dos nossos filhos facilita a rotina e promove um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos”, destacou Luana Durães, servidora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

A inauguração oficial do fraldário e da sala de amamentação está marcada para o dia 9 de agosto, às 14h30, no terceiro andar do prédio 6 do campus universitário. Na ocasião, haverá também uma apresentação musical de Jukita Queiroz.

Relacionadas

Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo
Inscrições para Bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Exterior seguem abertas – As vagas são para Portugal
Resultado do Enade/2023 confirma qualidade do ensino na Unimontes – seis cursos tiveram notas de excelência 
Avanço na carreira docente: Unimontes conquista ampliação de carga horária para 26 professores
I Encontro de Egressos da Unimontes marca início de programa destinado à integração e fortalecimento dos vínculos entre a Universidade e seus ex-alunos
Câmara Municipal entrega título de Cidadão Benemérito ao professor Juvenal Caldeira Durães, um dos pioneiros do ensino superior no Norte de Minas