Conquista é uma marco importante da instituição na véspera do Dia da Consciência Negra

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) acaba de aprovar mais um curso de mestrado junto à Fundação de Coordenação e Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES): o programa de pós-graduação em Relações Étnico-Raciais e Ensino. A proposta foi apresentada em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e será realizada no formato interdisciplinar.

O reitor, Wagner de Paulo Santiago, destaca o simbolismo da aprovação do mestrado na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20/11). “A Unimontes se orgulha por ser uma instituição pública plural, diversa, acessível a pessoas de todas as raças, que valoriza e respeita a cultura, a religiosidade e as importantes contribuições do povo negro do nosso país. Estamos muito felizes com a aprovação de mais um mestrado em parceria com o IFNMG”, destaca.

De acordo com o projeto aprovado, a proposta do curso é trabalhar o tema de forma multidisciplinar, investigando as relações étnico-raciais à luz de perspectivas teóricas “descolonizadoras e interculturais”. O conhecimento que constitui a base teórica da proposta é o sistematizado por “intelectuais latino-americanos, africanos e afro-brasileiros, racializados no contexto global acadêmico, que militam em favor do uso de epistemologias marginais e fronteiriças, construídas por pessoas negras, indígenas e afro-religiosas”.

Consciência Negra


A professora Dra. Ângela Cristina Borges, do departamento de Filosofia (Unimontes), responsável pela apresentação do projeto, juntamente do professor Dr. Johnisson Xavier Silva (IFNMG), diz que o simbolismo da data é extremamente significativo.

“Esse é um chamado à reflexão sobre as várias formas de racismos e parasitismos raciais existentes no Brasil. São menos de dez programas no país que tratam dessa temática e a UNIMONTES e o IFNMG fulguram como pioneiros principalmente porque inovam ao trazer a temática racial em perspectiva epistêmica latino-americana, a inter-libertadora que possibilita pensamentos outros, filosofias outras e pedagogias outras” destaca a professora.
O Pró-reitor de Pós graduação da Unimontes, Marlon Cristian, diz que a aprovação do Mestrado Acadêmico em Relações Étnico-Raciais e Ensino pela CAPES é uma conquista significativa para a Unimontes em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Esta proposta inovadora, ao abordar de forma interdisciplinar as questões raciais e educacionais, reflete o compromisso das instituições com a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e da promoção da igualdade racial. A integração de diferentes saberes e áreas de conhecimento fortalecerá a pesquisa e o ensino, além de contribuir para a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e reflexivo.

Marlon Cristian, Pró-reitor de Pós Graduação

Fortalecimento dos programas de mestrado e doutorado na Unimontes

A aprovação do Mestrado Acadêmico em Relações Étnico-Raciais consolida um esforço do reitor Wagner de Paulo Santiago, em ampliar os programas de pós-graduação strictu sensu ofertados pela instituição. Só em 2024, houve um aumento de 32% no número de mestrados e doutorados na Unimontes, passando de 25 para 33 no período de um ano. Desde que assumiu, o reitor vem cumprindo o desafio de realizar uma gestão pautada na inovação; na melhoria da qualidade e quantidade de cursos de graduação e pós-graduação; no investimento em infra-estrutura e na atratividade de recursos para fomento à pesquisa.

Conseguimos, só esse ano, mais de R$40 milhões em recursos para a pesquisa junto à Fapemig; aprovamos oito novos programas de mestrados e doutorados; melhoramos nosso posicionamento do ranking das Universidades e também no resultado da classficação dos nossos cursos; avançamos no processo de internacionalização. Queremos que a Unimontes possa reforçar cada vez mais seu protagonismo não só na região, mas no estado, no Brasil e no exterior e sabemos que é possível.

Wagner de Paulo Santiago, reitor da Unimontes

Mestrados e Doutorados aprovados em 2024

  • Mestrado Acadêmico em Enfermagem;
  • Mestrado Acadêmico em Relações Étnico-raciais e Ensino, associado com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG;
  • Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais, em rede, coordenado pela Universidade Estadual do Amazonas – UEA;
  • Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, em rede, coordenado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Campus de Presidente Prudente;
  • Doutorado em Geografia:
  • Doutorado em História;
  • Doutorado em Zootecnia, associado com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM;
  • Doutorado em Sociedade, Ambiente e Território, associado com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria