“Ajudar o outro em uma dimensão humana. Ter o interesse pleno de colaborar pelo bem estar do outro. A solidariedade é uma virtude que deve ser incentivada diariamente e aqui no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), em suas enfermarias, pronto-socorro,Pediatria e demais unidades assistimos a um trabalho altamente digno de pessoas que ajudam de forma solidária. Cantores, artistas de teatro, mulheres e homens que voluntariamente prestam um serviço extraordinário e que merecem nosso reconhecimento”.

O depoimento é do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, durante a sessão de homenagens aos parceiros do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). O evento faz parte da programação oficial dos55 anos de Ensino Superior da Unimontes.

O vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, ressaltou o serviço de voluntariado desenvolvido no espaço público, em especial, no Hospital Universitário. “Um Hospital desta dimensão tem suas dificuldades próprias e complexidades e, em meio a estes desafios, sentimo-nos fortalecidos com o trabalho voluntariado que humaniza e leva esperança. Por isso, agradecemos a todos vocês que se dedicam todos os dias a vir aqui e ajudar as mais diferentes pessoas e pacientes”.

O superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, agradeceu os parceiros pela dedicação. “Aqui, percebemos que a ajuda é desinteressada. Feita com amor, com solidariedade. Sem dúvida, é uma ajuda importante para o Hospital, seus pacientes, médicos e servidores”.

HOMENAGEADOS

A Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário (AVAHU) foi homenageada. Também receberam certificados de agradecimento os parceiros do Grupo de Humanização do Hospital como músicos, artistas, cabeleireiros, atores de teatro, empresários e demais pessoas que participam ativamente das ações de humanização e projetos na unidade.

Maria Soledade de Oliveira Silva, uma das fundadoras do AVAHU, não escondeu a emoção com o reconhecimento. Ela coordena há 16 anos o trabalho que envolve mais de 50 voluntárias. Mulheres de todas as idades que dedicam tempo para organizarmais de 200 lanches doados todos os diaspara pessoas carentes que esperam por atendimento – e seus acompanhantes. Além disso, desenvolvem campanhas para ajudar com mantimentos, roupas e outros produtos de necessidade para as pessoas de classes menos favorecidas. “Nosso trabalho é ajudar quem precisa e cada uma tem o prazer de dedicar o tempo que tem para isso. Ficamos felizes em saber que estamos colaborando com o serviço deste Hospital tão importante na região que é o HU”, disse Maria da Soledade.

“Esse trabalho realizado pelos voluntários nos leva a refletir sobre nosso papel. Se estamos de fato colaborando para a solidariedade no ambiente de trabalho e para com os outros. Fico feliz por esta iniciativa em reconhecer essa ação tão bonita e valiosa para o Hospital Universitário, principalmente para nós servidores”, disse a colaboradora do HUCF, Daniela Alves Flecha, que atua na Coordenadoria de Apoio da Diretoria Acadêmica.

CONFIRA LISTA DOS HOMENAGEADOS

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia