Reitor enaltece conquistas e anuncia a criação de novos cursos
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) graduou mais 341 profissionais nos cursos de graduação ministrados no seu campus-sede. Eles foram diplomados nas cerimônias de outorga de grau unificadas, realizadas nos dias 21 e 22 de julho, no Salão de Eventos da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Montes Claros.

As solenidades foram presididas pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, contando com as presenças de demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos, familiares dos graduados, autoridades e convidados.
Durante as cerimônias, ao cumprimentar os novos profissionais, o reitor destacou as conquistas e os avanços da instituição nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e prestação de serviços. Ele anunciou que a Unimontes trabalha na implantação de novos cursos, como de Arquitetura e Urbanismo.
As colações de grau unificadas envolveram 28 cursos, dos quais dois de forma extemporânea. Na noite de segunda-feira (21/07), foram graduadas 188 novos profissionais nos cursos de Artes Visuais (15), Ciências Biológicas/Bacharelado (12), Ciências Biológicas/Licenciatura (17), Ciências da Religião (7), Educação Física/Licenciatura (10), Educação Física/Bacharelado (7), Enfermagem (20), Engenharia Civil (7), Filosofia (2), Geografia (15), História (5), Letras – Português (12), Letras – Inglês (12), Música (8), Pedagogia (13), Teatro/Extemporânea (1) e Medicina/extemporânea (1).
Nesta terça-feira (22/07), o Salão de Eventos da OAB teve novamente um clima festivo com a graduação de 153 novos profissionais nas áreas de dos cursos de Administração (23), Ciências Contábeis (23), Ciências Econômicas (9), Ciências Sociais (9), Direito (44), Engenharia de Sistemas (4), Enfermagem (20) Matemática (9), Serviço Social (13), Sistemas de Informação (9), Tecnologia de Gestão Pública (10). A cerimônia contou com as presenças da deputada federal Célia Xakriabá e do deputado estadual Arlen Santiago, entre outras autoridades e convidados.
Na oportunidade, o professor Wagner de Paulo Santiago destacou que, atualmente, a Unimontes, com o apoio do Governo do Estado, conta com 15 obras em fase de conclusão, entre as quais o Teatro Universitário, com 817 lugares; a ampliação do Restaurante Universitário; a nova pintura dos prédios do campus-sede e melhorias no Campus de Janaúba, como a implantação de um Restaurante Universitário.






“Mas, a nossa grande edificação mesmo é a Universidade, uma obra contínua, erguida no dia a dia, tijolo a tijolo, com o esforço e dedicação dos seus servidores técnico-administrativos, professores, acadêmicos e colaboradores. São todos obreiros do bem e do crescimento, construtores de uma universidade plural e diversa, sustentada nos pilares dos princípios da ética, da honestidade, do respeito, da inclusão e do interesse coletivo”, afirmou o reitor.
Ele enalteceu o “papel preponderante” da instituição na sua área de abrangência, que alcança 40% do território mineiro, compreendendo o Norte, o Noroeste de Minas, os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. “Temos orgulho de atuar como um braço forte do Governo de Minas Gerais, ao qual agradecemos pelo determinante e incondicional apoio às nossas ações”, disse.
O professor Wagner Santiago salientou que a Unimontes evidencia suas potencialidades e avanços com números expressivos no ensino, na pesquisa, na extensão e na prestação de serviços. Entre os outros dados, ele destacou que, atualmente, a Universidade conta com mais 14 mil alunos matriculados em 68 cursos de graduação, 23 cursos de mestrado, 10 cursos de doutorado, 250 projetos de pesquisa em andamento e 150 programas e projetos de extensão implementados, com mais de 400 mil atendimentos anuais.
“Temos nos empenhado em trabalhar com mais eficiência, zelo e articulação na captação e aplicação dos recursos públicos, sempre com foco nas reais demandas da sociedade, com os olhos atentos para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente, em tempos de inovação, de grandes mudanças e de desafios”.
NOVOS CURSOS
Também lembrou que na atual gestão da reitoria, foram criados três novos de graduação de Psicologia, Farmácia, Cinema e Audiovisual. Encontram-se em implantação os cursos de Inteligência Artificial, Elétrica/Eletrônica e de Arquitetura Urbanismo.
“A Unimontes avança porque conta com o empenho incansável e a união de todos os integrantes da comunidade acadêmica. É essa união que fortalece a nossa instituição e nos faz crescer a cada dia. Juntos, construímos uma grande força motriz, colocando, coletivamente, a nossa universidade na vanguarda do conhecimento e da inovação”, concluiu o professor Wagner Santiago.



































