“Universidade transforma a vida ao seu redor”, enfatiza reitor.

Unimontes gradua mais 185 profissionais em 13 cursos. (Fotos: Luiz Ribeiro/Ascom)

A Universidade Estadual de Montes Claros, ao longo dos seus 57 anos de existência, vem contribuindo com o desenvolvimento, por meio da capacitação de recursos humanos para as diversas áreas do conhecimento. Na noite dessa segunda-feira (24/06), a instituição diplomou mais 185 profissionais em 11 cursos de graduação ministrados no campus-sede.

A solenidade unificada de colação de grau foi realizada na quadra 1 do Centro Esportivo Reitor João Valle Maurício, sendo graduados profissionais dos cursos de Artes/Teatro (9), Ciências Biológicas – Bacharelado e licenciatura (31), Educação Física – bacharelado e licenciatura (50), Enfermagem (16), Engenharia de Sistemas (5), Letras Português (8), Odontologia (22), Pedagogia (19), Serviço Social (21), Sistemas de Informação (3) e Direito/extemporânea (1).

Ao presidir a cerimônia, o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, destacou o função da instituição de transformar a vida das pessoas e das comunidades. “A universidade tem papel importantíssimo na nossa vida. Ela não só modifica como também transforma a vida das pessoas que estão ao seu redor. Aqueles que saem da universidade têm o poder transformador dos ambientes onde estão inseridos”, afirmou.

“Fazer com que o conhecimento chegue a todas pessoas. Este é o papel da universidade, é o nosso sonho”, projetou o professor Antonio Alvimar Souza. “Uma das tarefas da universidade é ampliar nossas fronteiras, fazer com que a gente seja capaz de enxergar adiante”, acrescentou.

Ele chamou atenção para o respeito às diferenças. “A universidade mostra o respeito às diferenças. Temos que estar preparados para a pluralidade. O segredo não é a convivência na uniformidade. O segredo é conviver harmoniosamente na diversidade”, destacou.

O reitor também pontuou: “a universidade precisa ser a escola de formação para o respeito, de formação para o tolerância, de formação para a diversidade. Que dentro do espaço da universidade seja disseminado o sagrado direito de manifestação, que seja respeitado o sagrado direito de pensar diferente”.

Ao final, o reitor fez uma convocação em prol da Unimontes. “Convido a todos, acadêmicos, pais, mães, irmãos – todos da sociedade, para apoiarem e protegerem a universidade, conhecendo melhor a universidade. Que venham à universidade. Que a universidade seja, de fato, a parceira das grandes transformações que a sociedade almeja”, conclamou.

DEPOIMENTOS

Como a Unimontes transformou a minha vida?

“A Unimontes abrangeu meus conhecimentos e também me proporcionou conhecimentos que eu não conseguiria fora da instituição, Me trouxe a oportunidade de aprender mais e de ser alguém na vida”, Mariana Scarcela Durães, 22 anos, graduada em Ciências Biológicas/Bacharelado.

Mariana Scarcela Durães, graduada em Ciências Biológicas/Bacharelado

“A Unimontes me abriu muitas portas. A partir do primeiro período, eu consegui participar de grupos de pesquisa. Agora, já estou com o meu mestrado praticamente encaminhado. A Unimontes foi muito boa para mim. Tenho em relação à Universidade um sentimento inexplicável. Sinto várias coisas ao mesmo. Tenho um sentimento de dever cumprido. Minha família está super feliz também”, Iara Heloisa Ramos Mendes, 23 anos, graduada em Educação Física/Bacharelado.

Iara Heloisa Ramos Mendes, graduada em Educação Física/Bacharelado

“O curso de graduação na Unimontes foi uma etapa de transformação em minha vida. Não tenho palavras para explicar. O meu sentimento é de felicidade, muita alegria mesmo. Foi uma grande conquista. Estou muito feliz. Agora quero fazer o mestrado na área de Ciências da Computação.”, Jair Gomes Soares Junior, 23 anos, graduado em Engenharia de Sistemas.

Jair Gomes Soares Junior, graduado em Engenharia de Sistemas

“A Unimontes me transformou totalmente. Eu mudei em comportamento, em tudo. A Universidade me preparou para a sociedade mesmo. Tive um grande amadurecimento. A Unimontes me ajudou a crescer. O meu sentimento é de gratidão por ter entrado na universidade por ter feito o curso superior.”, Denise Nunes Gonçalves, 21 anos, graduada em Pedagogia.

Denise Nunes Gonçalves, graduada em Pedagogia

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária