– Mudanças atendem demandas da evolução da universidade, diz reitor –

Professor Juventino Ruas Júnior (E) é o diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CPT) e Wilson Atair Ramos assume a Fadenor (Fotos: Léia Oliveira)

Foi apresentada, oficialmente, nessa segunda-feira (7), a nova estrutura organizacional da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em conformidade com as alterações previstas pela nova lei delegada do Governo de Minas. A divulgação aconteceu durante as solenidades de posse do diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CPT), professor Juventino Ruas de Abreu Júnior, e do novo superintendente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), professor Wilson Atair Ramos.

“As mudanças acontecem a partir das demandas surgidas com a evolução da própria Universidade, em todas suas áreas de atuação: ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços”, destacou o reitor, professor João dos Reis Canela. que completou seus dois primeiros meses de gestão na última sexta-feira (4).

Ele assinalou: “se hoje nos revestimos de novas ideias, devemos, sobretudo, aos nossos antecessores, homens e mulheres ilustres que ajudaram a construir uma universidade para todos”. Ao destacar o dinamismo e o trabalho coletivo como aspectos essenciais desta nova fase, o professor João Canela enfatizou que, com as alterações, a instituição está ampliando seus desafios para continuar se projetando como uma das mais importantes referências na educação superior de toda Minas Gerais e do País.

PRÓ-REITORIAS ADJUNTAS

Com as determinações das leis delegadas 180 e 182, de 2011, e do decreto estadual 45.536/2011, publicados no Diário Oficial “Minas Gerais” em janeiro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação foi desmembrada em duas pró-reitorias. Assim, a instituição passa a contar com cinco pró-reitorias (de Ensino, Extensão, Planejamento, Gestão e Finanças, Pesquisa e de Pós-Graduação).

A nova estrutura prevê também a implantação das pró-reitorias adjuntas nas áreas de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Na pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças foram implantadas as diretorias de “Gestão de Campi” e de “Orçamento e Finanças” ao lado da já existente “Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos”.

O antigo Centro de Ensino Médio e Fundamental (CEMF) foi transformado em Centro de Educação Profissional e Tecnológico (CEPT), assim com o Instituto Superior de Educação (ISE), que dá lugar ao Centro de Educação a Distância (CEAD). A área de Tecnologia e Informação passa a contar com uma diretoria própria.

Os titulares das pró-reitorias são os professores Anete Marília Pereira (Ensino), Marina Ribeiro Queiroz (Extensão), Wagner de Paulo Santiago (Planejamento, Gestão e Finanças), Vicente Ribeiro Rocha Junior (Pesquisa) e Osmar Pereira Oliva (Pós-Graduação). Os pró-reitores adjuntos são os professores Carlos Rogério Ladislau (Ensino), Jussara Maria de Carvalho Guimarães (Extensão), Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa (Pesquisa) e Juliane Leite Ferreira (Pós-Graduação).

HU: NOVAS DIRETORIAS

No Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) foram criadas as diretorias de Desenvolvimento Acadêmico e de Enfermagem, que funcionarão ao lado das diretorias Assistencial, Administrativa e Clínica. A posse dos novos dirigentes aconteceu na manhã desta terça-feira (8). A reitoria da Unimontes passa a contar com a Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação.

“REFORÇAR COMPROMISSOS”

Em sua posse, o diretor do CEPT, professor Juventino Ruas Abreu Júnior enalteceu novo centro de ensino como retrato da evolução pela qual a universidade passa. “A nova estrutura reforça o compromisso da Unimontes de formar e profissionalizar pessoas envolvidas com a gestão e a prestação de serviços públicos na área de abrangência da Unimontes”, considerou. Por sua vez, o superintendente da Fadenor, Wilson Atair Ramos, reiterou como “uma das vocações da fundação o acompanhamento permanente das gestões da Unimontes”, em especial, como interveniente na execução dos mais diversos projetos de pesquisa da instituição.