O Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, na última segunda-feira (17/03), aula inaugural da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher e do Neonato (LASMNE). O evento foi no formato online, às 19h, via Google Meet, com participação de 30 pessoas, entre professores, acadêmicos e convidados do Centro Universitário do Rio de Janeiro.

O professor doutor Cristiano Leonardo Dias, coordenador do Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Enfermagem, ressaltou a importância da criação da LASMNE. “A formação de uma Liga Acadêmica em Saúde da Mulher e do Neonato na área de Enfermagem é essencial, pois atua não só na formação acadêmica, mas também na promoção da saúde e no fortalecimento da atuação profissional”, afirmou.

Melhoria da saúde da mulher

Segundo ele, que é docente do Departamento de Enfermagem, a LASMNE proporciona “formação, prática, pesquisa e atuação comunitária”, além de contribuir para a melhoria da saúde da mulher e para a formação de profissionais comprometidos com a promoção da saúde e prevenção de doenças no contexto feminino.

As ações da LASMNE estão ligadas à pesquisa, ensino e extensão, por meio da realização de palestras, seminários, campanhas de sensibilização, atendimentos e orientações, cursos, educação em saúde, promoção de capacitação, coleta de dados e participação em eventos científicos. 

Cristiano Leonardo destaca que “o impacto das ligas acadêmicas nas comunidades é multifacetado, envolvendo educação, promoção da saúde, apoio a grupos vulneráveis, desenvolvimento de habilidades e fortalecimento da coesão social”. Ele frisa que, “ao integrar conhecimento acadêmico com a prática comunitária, as ligas contribuem significativamente para a melhoria da saúde e bem-estar da população, além de formar profissionais mais engajados e conscientes de seu papel social”.

Relacionadas

Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria
Unimontes recebe inscrições para 1º Encontro da Pecuária Leiteira do Semiárido Mineiro
PRP da Unimontes recebe representantes da Escola SESI Quita Guimarães para interação sobre projetos de pesquisa
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva oferece 25 vagas para a Unimontes; inscrições começam em 11 de setembro
NEECI/Unimontes recebe professores da UFOP e USP para debater Economia Criativa e Turismo
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos