Realizada na noite dessa sexta-feira (19.10), no auditório “Humildade e Sabedoria”, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), a solenidade de formatura dos concluintes do curso de Técnico de Enfermagem, realizado pela Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros. O ato foi presidido pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que destacou a importância do técnico de enfermagem nas equipes multiprofissionais de saúde. Foram diplomados 34 novos profissionais.

Participaram também a coordenadora do curso, Renata Nobre Canela, e as professoras Leonara Betânia Barbosa, coordenadora de Ensino Profissional e Tecnológico da Unimontes, e Ana Maria de Jesus Teixeira Alves, homeageada pelos formandos, além de convidados e familiares dos formandos.

O reitor João Canela lembrou o trabalho pioneiro desenvolvido pelos professores da Unimontes na implantação de cursos técnicos para a área da Saúde.  “Hoje, a Escola Técnica de Saúde da Unimontes, que está integrada à Rede de Escolas Técnicas do SUS, completa 20 anos de existência e já habilitou mais de 15 mil novos técnicos na área da saúde”, destacou o reitor.

O reitor enfatizou também o significativo trabalho do técnico de enfermagem na operação dos serviços de saúde, frisando que “não obstante os avanços tecnológicos na área de medicina é ainda a presença humana do auxiliar de enfermagem o principal fator para resgatar a auto-estima do paciente”. Por isso mesmo é que a Universidade se sente honrada em desenvolver cursos de capacitação de pessoas para esse valoroso mister”, frisou.

Na oportunidade, a coordenadora Renata Canela ressaltou a relevância na formação de técnicos em enfermagem e concitou a toda sociedade a continuar lutando para que a Universidade desenvolva novos cursos na área. E se dirigiu aos formando frisando que “o sucesso é daqueles que batalham”, observando que “esta conquista impulsionará outras buscas e abrirá novos horizontes, apontando sempre para um futuro luminoso”.

DEPOIMENTOS

eduardo

Prática e teoria: Eduardo Pereira Novais trabalha como condutor-socorrista do SAMU

O formando Eduardo Pereira Novais relatou que trabalha como condutor-socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Montes Claros, onde foi despertado para a missão de ajudar as pessoas necessitadas em casos de doenças. Por essa razão, resolveu fazer o curso de Técnico em Enfermagem da Unimontes, mas “pretendo participar de outras especializações e me tornar um profissional de Enfermagem completo”, observou Eduardo.

Já a formanda Danusa Cardoso dos Santos revelou que pretende colocar em prática os ensinamentos obtidos no curso de Técnico em Enfermagem, “pois considero das mais nobres as funções de cuidar das pessoas. Quero ser uma enfermeira com todas as habilitações possíveis às funções, fazendo, inclusive, um curso superior de Enfermagem”, concluiu Darnusa.

personagem

A formanda Danusa Cardoso dos Santos

A CAPACITAÇÃO

O curso de nível médio de Técnico em Enfermagem, ministrado pela Escola Técnica de Saúde, do CEPT/Unimontes, teve a duração de 21 meses e contou com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia