O município de Porteirinha localizado no norte de Minas conta com a inserção de 74 novos profissionais capacitados em diversas áreas do Ensino. Os cursos ministrados pela Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) fazem parte da Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação (Mec) em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).  

O e-Tec Brasil/Unimontes oferece cursos técnicos para localidades distantes das instituições de ensino, facilitando a conclusão do ensino médio para centenas de jovens. Todos os cursos são oferecidos pelas instituições públicas de ensino, e o atendimento ao estudante é realizado em escolas-polo integrantes das redes públicas municipais e estaduais. 

O e-Tec Unimontes é realizado nos polos de Almenara, Porteirinha e Santo Antônio do Jacinto. No ultimo dia (19/10) foi realizada a solenidade de formatura da primeira turma com alunos concluintes dos cursos técnicos a distância em Agronegócio, em Comércio, Gerência em Saúde, de Informática, em Meio Ambiente e em Vigilância Social. Foram formados 74 novos profissionais. 

“É de extrema importância a oferta dos cursos profissionalizantes a distancia, pois oportuniza aos jovens ampliar o conhecimento”, revelou o professor Geraldo Antônio dos Reis, Diretor do CEPT que presidiu a solenidade de formatura. 

“A Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância, com o propósito de ampliar e democratizar o acesso aos cursos técnicos de nível médio públicos e gratuitos em regime de colaboração entre a União, Estados e Municípios”, disse a professora Zaida ngela Marinho de Paiva Crispim, coordenadora do curso Gerência em Saúde que esteve no evento. 

Também participaram da cerimônia de formatura, as coordenadoras da Rede e-Tec Brasil/Unimontes, Rita Tavares de Mello e Eliana Soares Barbosa Santos, além de coordenadores dos cursos, professores, tutores e convidados.  

De acordo com a coordenadora pedagógica do e-Tec/Unimontes, Grazielle Fróis, estão previstas formaturas nos polos de Almenara e Santo Antônio do Jacinto, respectivamente nos dias 09 e 10 de novembro. Nos dois polos serão formados 144 alunos.

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia