Para expandir a sua atuação nas áreas de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, além de ampliar as possibilidades de intercâmbio para professores, acadêmicos e servidores, a Unimontes) assinou, na tarde desta quinta-feira (2/12), protocolo de intenções com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
O acordo prevê o intercâmbio em pesquisas científicas, projetos de extensão, de desenvolvimento e inovação tecnológica e abrirá perspectivas de compartilhamento de laboratórios e infraestrutura. Possibilitará ainda a apresentação de projetos conjuntos perante ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O documento foi assinado em solenidade realizada no prédio da reitoria da UFVJM, em Diamantina, pelo reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, pelo reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Edinei Canuto Paiva, representando a reitora Joaquina Aparecida Nobre da Silva.
“Essas instituições de ensino superior têm a missão de trabalhar para o desenvolvimento de suas regiões e, como agentes do Estado, precisamos unir esforços para ampliar nossos resultados em prol da sociedade. E o intercâmbio demonstra essa capacidade de garantir resultados práticos para a sociedade por meio do conhecimento”, ponderou o reitor Antônio Alvimar. Ele ressaltou, também, a ampliação de novas possibilidades para os pesquisadores da Unimontes.
O reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, enalteceu o trabalho das três instituições de ensino nas regiões onde atuam, e destacou que a união dessas universidades renderá frutos ainda maiores para a sociedade e para as próprias instituições. “Essa iniciativa tem como único propósito atender as demandas da sociedade e unir ainda mais as nossas instituições em torno de nossas missões”, destacou.
O pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Edinei Canuto Paiva, também destacou o fortalecimento do ensino superior com a união das três universidades. “É uma ação em prol do crescimento do ensino superior”, observou.
AÇÕES FUTURAS
O protocolo de intenções prevê diversas ações a serem adotadas, como intercâmbio de conhecimento técnico-científico e transferência de tecnologia; disponibilização de infraestrutura e de laboratórios para desenvolvimento de pesquisas; disponibilização de pessoal docente e técnico-administrativo para os projetos; acolhimento de demandas vindas de associações, cooperativas, empresas e consórcios intermunicipais mesorregional; favorecer o desenvolvimento de redes e o intercâmbio de pesquisadores e especialistas; desenvolvimento de projeto de implementação e desenvolvimento de parque tecnológico com o objetivo de fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, além de apresentar projetos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para captação de recursos.
A solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções contou com a presença de diversas autoridades, como o assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Luiz Fernando Fauth, representando o ministro Marcos Pontes, o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, o coordenador de capacitação tecnológica do Ministério da Ciência, José Antônio Silvério, e o gestor de políticas para startups do MCTI, Leonardo Sousa.
Fotos: Alex Sezko/Unimontes