Para expandir a sua atuação nas áreas de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, além de ampliar as possibilidades de intercâmbio para professores, acadêmicos e servidores, a Unimontes) assinou, na tarde desta quinta-feira (2/12), protocolo de intenções com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). 

O acordo  prevê o intercâmbio em pesquisas científicas, projetos de extensão, de desenvolvimento e inovação tecnológica e abrirá perspectivas de compartilhamento de laboratórios e infraestrutura.  Possibilitará ainda  a apresentação de projetos conjuntos perante ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O documento foi assinado em solenidade realizada no prédio da reitoria da UFVJM, em Diamantina, pelo reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, pelo reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Edinei Canuto Paiva, representando a reitora Joaquina Aparecida Nobre da Silva.

“Essas instituições de ensino superior têm a missão de trabalhar para o desenvolvimento de suas regiões e, como agentes do Estado, precisamos unir esforços para ampliar nossos resultados em prol da sociedade. E o intercâmbio demonstra essa capacidade de garantir resultados práticos para a sociedade por meio do conhecimento”, ponderou o reitor Antônio Alvimar. Ele  ressaltou, também, a ampliação de novas possibilidades para os pesquisadores da Unimontes.

O reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, enalteceu o trabalho das três instituições de ensino nas regiões onde atuam, e destacou que a união dessas universidades renderá frutos ainda maiores para a sociedade e para as próprias instituições. “Essa iniciativa tem como único propósito atender as demandas da sociedade e unir ainda mais as nossas instituições em torno de nossas missões”, destacou.

O pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Edinei Canuto Paiva, também destacou o fortalecimento do ensino superior com a união das três universidades. “É uma ação em prol do crescimento do ensino superior”, observou.

AÇÕES FUTURAS

O protocolo de intenções  prevê diversas ações a serem adotadas, como intercâmbio de conhecimento técnico-científico e transferência de tecnologia; disponibilização de infraestrutura e de laboratórios para desenvolvimento de pesquisas; disponibilização de pessoal docente e técnico-administrativo para os projetos; acolhimento de demandas vindas de associações, cooperativas, empresas e consórcios intermunicipais mesorregional; favorecer o desenvolvimento de redes e o intercâmbio de pesquisadores e especialistas; desenvolvimento de projeto de implementação e desenvolvimento de parque tecnológico com o objetivo de fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, além de apresentar projetos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para captação de recursos.

A solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções contou com a presença de diversas autoridades, como o assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Luiz Fernando Fauth, representando o ministro Marcos Pontes, o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, o coordenador de capacitação tecnológica do Ministério da Ciência, José Antônio Silvério, e o gestor de políticas para startups do MCTI, Leonardo Sousa.

Fotos: Alex Sezko/Unimontes

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”