A Universidade Estadual de Montes Claros firmou convênio com a Universidade Aberta de Portugal ampliando as possibilidades na área de educação a distância. O acordo é resultado do esforço conjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Unimontes e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A solenidade de assinatura do documento contou com a presença do vice-governador Alberto Pinto Coelho, na tarde dessa terça-feira (29/11), em Belo Horizonte, durante o encerramento do I Congresso Mineiro de Ensino Superior, na Cidade Administrativa.

A reitora da Universidade Aberta de Portugal, professora Carla Padrel de Oliveira, disse que o convênio “permitirá alargar a experiência de ensino a distância” que a instituição européia tem, “introduzindo a oportunidade de compartilharmos os conteúdos com a Unimontes e a UEMG”. Observou que a experiência portuguesa é diferente da brasileira, pois a Universidade Aberta de Portugal tem seus próprios professores e servidores técnico-administrativos, enquanto no Brasil o sistema funciona em forma de consórcio de universidades que garantem as ações da Universidade Aberta.

A instituição portuguesa foi criada há 23 anos e atualmente conta com 11 mil acadêmicos, sendo 20% são de outros países. A reitora Carla Padrel de Oliveira destacou, também, que uma parcela significativa de acadêmicos da Universidade Aberta de Portugal é formada por brasileiros, inclusive, nos mestrados e doutorados.

DISTNCIA

Secretário Narcio Rodrigues e vice-governador Alberto Pinto CoelhoO convênio ajudará a aprimorar a educação a distância na Unimontes, que atualmente contempla 3.725 acadêmicos em 25 cursos nos pólos de Unaí, Paracatu, Urucuia, São Francisco, Januária, São João da Ponte, Janaúba, Porteirinha, Espinosa, Taiobeiras, Pedra Azul, Almenara, Santo Antônio do Jacinto, Carlos Chagas, Mantena, Cristália, Itamarandiba, Lagoa Santa, Pompéu, Pirapora, Buritizeiro e Francisco Sá.

Nesses 23 pólos são oferecidos cursos pela UAB/Unimontes, Pró-Licenciatura, Mídias na Educação, Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP, Educampo, Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec, Tecnologias de Informação e Comunicação para cursos presenciais – TICs/Unimontes.