Termo de cessão por dois anos do respirador pulmonar foi assinado pelos representantes da Unimontes e da Prefeitura de Varzelândia
(Foto: Ana Maria Barbosa)

Melhorar e ampliar a estrutura e a qualidade do atendimento de urgência e emergência nos municípios do Norte de Minas. A Universidade Estadual de Montes Claros deu mais um passo neste sentido ao formalizar, nesta quinta-feira (1º/8), a assinatura de termo de cessão para o uso de um respirador pulmonar para a Secretaria Municipal de Saúde, de Varzelândia. O ato foi realizado no gabinete da Reitoria da Unimontes.

Oriundo do processo de substituição dos aparelhos de urgência e emergência, realizado há cerca de dois anos pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) – após a doação de equipamentos importados feita pela Receita Federal –, o respirador será utilizado exclusivamente no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Nossa Senhora Aparecida, instituição contemplada com a cessão em Varzelândia.

Diretor Pablo Diego, professor João Canela, reitor Antonio Alvimar, prefeita Valquíria Cardoso e secretário Fernando Gomes

A prefeita de Varzelândia, Valquíria Rodrigues Cardoso, frisou que a doação do equipamento amplia ainda mais o apoio oferecido pela Prefeitura ao hospital local, que atende a pacientes de vários municípios da região. “Gostaria de agradecer a sensibilidade da atual gestão da Universidade. Este aparelho vai beneficiar a população local, hoje com 40 mil habitantes”.

“Torcemos para que este equipamento atenda melhor a população de Varzelândia, que na maioria das vezes precisa buscar auxílio em cidades distantes”, destacou o reitor Antônio Avilmar Souza, durante o encontro com a prefeita.

Também presente no encontro, o ex-reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, reconheceu a importância da cessão do respirador pulmonar. “Conhecemos de perto a realidade de Varzelândia e entendo que esta aquisição vai estimular o trabalho da equipe médica, que promove o atendimento primário de qualidade à população”.

Também estiveram presentes na reunião o diretor administrativo do HUCF, Pablo Diego Rodrigues Soares, e o secretário de governo de Varzelândia, Fernando Gomes.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025