Termo de cessão por dois anos do respirador pulmonar foi assinado pelos representantes da Unimontes e da Prefeitura de Varzelândia
(Foto: Ana Maria Barbosa)

Melhorar e ampliar a estrutura e a qualidade do atendimento de urgência e emergência nos municípios do Norte de Minas. A Universidade Estadual de Montes Claros deu mais um passo neste sentido ao formalizar, nesta quinta-feira (1º/8), a assinatura de termo de cessão para o uso de um respirador pulmonar para a Secretaria Municipal de Saúde, de Varzelândia. O ato foi realizado no gabinete da Reitoria da Unimontes.

Oriundo do processo de substituição dos aparelhos de urgência e emergência, realizado há cerca de dois anos pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) – após a doação de equipamentos importados feita pela Receita Federal –, o respirador será utilizado exclusivamente no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Nossa Senhora Aparecida, instituição contemplada com a cessão em Varzelândia.

Diretor Pablo Diego, professor João Canela, reitor Antonio Alvimar, prefeita Valquíria Cardoso e secretário Fernando Gomes

A prefeita de Varzelândia, Valquíria Rodrigues Cardoso, frisou que a doação do equipamento amplia ainda mais o apoio oferecido pela Prefeitura ao hospital local, que atende a pacientes de vários municípios da região. “Gostaria de agradecer a sensibilidade da atual gestão da Universidade. Este aparelho vai beneficiar a população local, hoje com 40 mil habitantes”.

“Torcemos para que este equipamento atenda melhor a população de Varzelândia, que na maioria das vezes precisa buscar auxílio em cidades distantes”, destacou o reitor Antônio Avilmar Souza, durante o encontro com a prefeita.

Também presente no encontro, o ex-reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, reconheceu a importância da cessão do respirador pulmonar. “Conhecemos de perto a realidade de Varzelândia e entendo que esta aquisição vai estimular o trabalho da equipe médica, que promove o atendimento primário de qualidade à população”.

Também estiveram presentes na reunião o diretor administrativo do HUCF, Pablo Diego Rodrigues Soares, e o secretário de governo de Varzelândia, Fernando Gomes.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária