No dia 13 de agosto, quarta-feira, o projeto de extensão “Atendimento Odontológico às Crianças”, desenvolvido pelo Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizará uma triagem para selecionar crianças, com idades entre 5 e 11 anos, que necessitam de cuidados odontológicos.

Não há limite de vagas para a triagem, que será conduzida por acadêmicos do curso de Odontologia da Instituição, sob a supervisão de professores das áreas de Odontopediatria e Ortodontia.

A ação acontecerá das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Clínica Odontológica da Unimontes, localizada no prédio 6 do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no campus-sede. As crianças deverão estar acompanhadas pelos responsáveis legais.

A professora Verônica Oliveira Dias, uma das autoras do projeto, explica que, “caso seja constatada a necessidade de tratamento odontológico, a criança será agendada para atendimento semanal com a equipe do projeto”.

Segundo ela, a triagem no início de cada semestre letivo representa “uma oportunidade de ampliar o acesso da população infantil aos serviços odontológicos qualificados e, ao mesmo tempo, enriquecer a formação acadêmica com práticas baseadas na atenção integral à saúde”.

Cárie dentária: problema de saúde pública

“Quando se trata de saúde bucal, a cárie dentária se destaca como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, afetando mais de 90% da população”, alerta a docente, que é doutora em Ciências da Saúde, ao destacar a relevância do serviço oferecido pelo Departamento de Odontologia.

Outras condições orais comuns na infância são os traumatismos dentários e as alterações oclusais (más oclusões), de acordo com o Ministério da Saúde. Essas condições podem impactar negativamente o bem-estar físico, emocional e social das crianças.

Importância dos dentes de leite

Verônica Dias aponta também a importância de cuidados com os dentes de leite. “Embora temporários, os dentes decíduos (ou de leite) desempenham funções essenciais no desenvolvimento infantil”, como mastigação eficiente, fundamental para a trituração dos alimentos, o que favorece nutrição e crescimento saudável; desenvolvimento da fala, pois a presença dos dentes de leite é essencial para a articulação correta de sons e palavras; manutenção do espaço para os dentes permanentes, que preservam espaço adequado na arcada dentária para o nascimento correto dos dentes permanentes e evitam problemas futuros, como má oclusão, necessidade de aparelhos ortodônticos ou extração; e estética e autoestima, já que dentes saudáveis favorecem a confiança da criança, o que reflete positivamente na interação social.

Sobre o projeto de extensão

O projeto de extensão “Atendimento Odontológico às Crianças” tem como objetivo integrar ensino, extensão e cuidado em saúde, fortalecendo a formação clínica e humanizada dos futuros cirurgiões-dentistas, com ênfase no atendimento ao público infantil.

Participam da iniciativa professores das áreas de Odontopediatria, Ortodontia e Fonoaudiologia, além de acadêmicos do 7º e 8º períodos do curso de Odontologia.

Entre as principais ações do projeto estão atendimentos clínicos semanais com ênfase em procedimentos preventivos, restauradores e ortodônticos; orientação em higiene bucal para crianças e responsáveis; atividades educativas e lúdicas, como palestras, teatros e oficinas de desenho; e palestras informativas sobre temas relevantes de saúde bucal, voltadas para as famílias assistidas.

Relacionadas

Unimontes cria mais dois cursos de graduação: Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica
Hospital Universitário Clemente de Faria realiza simulação de incêndio e evacuação em situação de emergência
Associação dos Afetados pela Doença de Chagas de Montes Claros realiza primeira assembleia no Hospital da Unimontes
Abertas inscrições para auxílios do PEAES na Unimontes – Prazo vai até 8 de agosto
Laboratório da Unimontes e Prefeitura coordenam ações de educação em saúde com foco no conceito de “Uma Só Saúde” em Claraval
Grupo de Pesquisa da Unimontes oferece bolsa de R$ 2.195 – Inscrições abertas até sábado