No dia 13 de agosto, quarta-feira, o projeto de extensão “Atendimento Odontológico às Crianças”, desenvolvido pelo Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizará uma triagem para selecionar crianças, com idades entre 5 e 11 anos, que necessitam de cuidados odontológicos.

Não há limite de vagas para a triagem, que será conduzida por acadêmicos do curso de Odontologia da Instituição, sob a supervisão de professores das áreas de Odontopediatria e Ortodontia.

A ação acontecerá das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Clínica Odontológica da Unimontes, localizada no prédio 6 do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no campus-sede. As crianças deverão estar acompanhadas pelos responsáveis legais.

A professora Verônica Oliveira Dias, uma das autoras do projeto, explica que, “caso seja constatada a necessidade de tratamento odontológico, a criança será agendada para atendimento semanal com a equipe do projeto”.

Segundo ela, a triagem no início de cada semestre letivo representa “uma oportunidade de ampliar o acesso da população infantil aos serviços odontológicos qualificados e, ao mesmo tempo, enriquecer a formação acadêmica com práticas baseadas na atenção integral à saúde”.

Cárie dentária: problema de saúde pública

“Quando se trata de saúde bucal, a cárie dentária se destaca como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, afetando mais de 90% da população”, alerta a docente, que é doutora em Ciências da Saúde, ao destacar a relevância do serviço oferecido pelo Departamento de Odontologia.

Outras condições orais comuns na infância são os traumatismos dentários e as alterações oclusais (más oclusões), de acordo com o Ministério da Saúde. Essas condições podem impactar negativamente o bem-estar físico, emocional e social das crianças.

Importância dos dentes de leite

Verônica Dias aponta também a importância de cuidados com os dentes de leite. “Embora temporários, os dentes decíduos (ou de leite) desempenham funções essenciais no desenvolvimento infantil”, como mastigação eficiente, fundamental para a trituração dos alimentos, o que favorece nutrição e crescimento saudável; desenvolvimento da fala, pois a presença dos dentes de leite é essencial para a articulação correta de sons e palavras; manutenção do espaço para os dentes permanentes, que preservam espaço adequado na arcada dentária para o nascimento correto dos dentes permanentes e evitam problemas futuros, como má oclusão, necessidade de aparelhos ortodônticos ou extração; e estética e autoestima, já que dentes saudáveis favorecem a confiança da criança, o que reflete positivamente na interação social.

Sobre o projeto de extensão

O projeto de extensão “Atendimento Odontológico às Crianças” tem como objetivo integrar ensino, extensão e cuidado em saúde, fortalecendo a formação clínica e humanizada dos futuros cirurgiões-dentistas, com ênfase no atendimento ao público infantil.

Participam da iniciativa professores das áreas de Odontopediatria, Ortodontia e Fonoaudiologia, além de acadêmicos do 7º e 8º períodos do curso de Odontologia.

Entre as principais ações do projeto estão atendimentos clínicos semanais com ênfase em procedimentos preventivos, restauradores e ortodônticos; orientação em higiene bucal para crianças e responsáveis; atividades educativas e lúdicas, como palestras, teatros e oficinas de desenho; e palestras informativas sobre temas relevantes de saúde bucal, voltadas para as famílias assistidas.

Relacionadas

Trabalhos de acadêmicos de iniciação científica são premiados na Unimontes
Inscrições abertas para Festival de Música Gospel Unimontes
Cursos de Administração e de Tecnologia em Gestão Pública da Unimontes são homenageados na Câmara Muncipal
Unimontes participa da Missão dos Embaixadores da União Europeia em Minas Gerais
Acadêmicos de Pós-Graduação da Unimontes conquistam 2º lugar no Prêmio Jaime Aparecido Cury
NEECi/Unimontes promove encontro em Januária para apresentar pesquisa sobre economia criativa e turismo