Ampliar a presença da Unimontes no Noroeste de Minas, com a oferta de cursos de graduação a partir de uma gestão compartilhada com o município no campus de Unaí. O assunto foi discutido na última semana (31/10), durante visita de cortesia do prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, ao reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela. O secretário de educação, professor Geraldo Magela, também participou do encontro.

Entre os assuntos abordados no encontro mereceu destaque a projeção de início dos trabalhos da escola técnica, do Programa Brasil Profissionalizado, uma iniciativa do Governo Federal em parceria do Governo de Minas Gerais – por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e Unimontes.

Atualmente, as obras da unidade em Unaí estão bem avançadas. O programa incrementa a vocação profissional destas localidades e fortalece o mercado de trabalho.

O prefeito de Unaí sugeriu à Unimontes uma análise para a inclusão de novos cursos no Campus Unimontes onde, atualmente, a Universidade mantém os cursos de Artes Visuais (modalidade a distância), Ciências Biológicas (Licenciatura), Letras Inglês e Letras Português.

visita-reunião-prefeito-unai-reitor

Participaram da reunião a pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos, o diretor de gestão de campi, Humberto Velloso Reis e o secretário de Educação de Unaí, Geraldo Magela (fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

“De fato, a Universidade tem um papel importante no desenvolvimento do conhecimento e na capacitação de recursos humanos naquela região. Vamos avaliar a viabilidade para estas novas sugestões e encaminhar a proposta ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), que irá ponderar sobre a alternância de cursos como História e Geografia, com os já existentes, por exemplo”, afirmou o reitor.

Participaram da reunião a pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos, e o diretor de gestão de campi, Humberto Velloso Reis.

BRASIL PROFISSIONALIZADO

Ao todo, são 13 escolas técnicas do Programa em Minas Gerais. As obras de sete unidades – Lagoa Santa, Bocaiuva, Ibirité, Manga, Brasília de Minas, Pompéu e Unaí – estão na fase final de acabamento.

O programa envolve recursos da ordem de R$ 96 milhões, sendo R$ 33 milhões de investimentos do Governo do Estado até 2017. As prefeituras participam com a doação de terrenos e terraplenagem. Concluídas, cada escola terá capacidade de atender 1,2 mil alunos. As instalações poderão servir de espaço para a ampliação da grade de cursos de graduação e pós-graduação da própria Unimontes.