Uma conquista coletiva. Essa é a principal razão da iniciativa da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer de Montes Claros, que propõe à Unimontes a oferta, por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), nova residência multiprofissional em Cuidados Oncológicos. A proposta foi apresentada esta semana, durante reunião com o reitor, professor João dos Reis Canela, e integrantes gestão superior da Universidade e do HUCF.

A proposta para que a Unimontes seja âncora do projeto foi justificada pela presidente da Associação Presente, a médica oncologista Priscila de Sá Miranda Soares, que revelou dados importantes sobre o atendimento aos pacientes com câncer em Montes Claros e região. “Estamos honrados em pleitear essa importante parceria junto a Unimontes. A aprovação da residência representará, caso seja efetivada, um benefício de grande impacto para toda a comunidade do Norte de minas”, explica.

Sozinha, a Associação Presente assiste em 32 leitos e oito quartos pacientes e acompanhantes que enfrentam a doença, como explica a professora do Departamento de Educação Física e do Desporto e também diretora da Associação, Claudiana Donato Bauman.

Coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional do HUCF (Coremu), o professor Carlos Alberto Quintão Rodrigues reforçou a importância de o Hospital Universitário oferecer a residência na área oncológica, uma vez que capacitará profissionais para melhor atender pacientes em casos dessa natureza.

TRMITES

O reitor João dos Reis Canela enalteceu a iniciativa da Associação Presente em buscar parcerias para humanizar o tratamento e a vida dos pacientes e seus colaboradores, e garantiu que no que depender da Universidade, que se apoiará nos trâmites legais e formais dos editais, dará total apoio à proposta de oferta da residência.

De acordo com o coordenador do Programa de Residência do HUCF, professor Divino Urias Mendonça, atualmente o Hospital Universitário oferece 12 programas, que duram, em média, de dois a três anos. Os programas estão distribuídos em Saúde da Família, Saúde da Mulher, Saúde Mental e Saúde da Família e Comunidade.

Desde a implantação dos programas afins, já passaram pelo Hospital mais de 300 profissionais. Em 2016, já são mais 40 novos médicos residentes. E nesta semana, a Unimontes publicou o edital para a oferta de mais 89 vagas em 10 programas de residência.