A Universidade Estadual de Montes Claros poderá ser uma das parceiras da Prefeitura de Montes Claros na realização das próximas edições do projeto “Corredor Cultural”, que consiste em promoções artísticas no espaço criado pelo município no centro histórico da cidade – próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora e São José. Os entendimentos foram iniciados durante encontro na tarde dessa quarta-feira (25/04), entre a pró-reitora de Extensão Marina Ribeiro Queiroz e o secretário municipal de Cultura Hamilton Trindade, no prédio da Reitoria.
O projeto do Corredor Cultural, que presta homenagem ao “Padre Dudu” (in memoriam), pároco da Matriz de Montes Claros por mais de três décadas, é inspirado em apresentações musicais, de teatro, poesia, dança e outros eventos e manifestações da arte em frente aos casarões históricos existentes na rua Coronel Celestino (atrás da igreja). Uma das principais construções naquele espaço é o Casarão da Fafil, pertencente à Unimontes e que foi completamente restaurado pelo Governo de Minas para as futuras instalações do Museu do Norte de Minas.
Atualmente, o Casarão da Fafil vem sendo utilizado pela Universidade para a realização de várias atividades artístico-culturais, entre as quais o projeto “A Gosto da Unimontes”, realizado pela 1ª vez em 2011 e que registrou mais de 5,5 mil participantes em sua programação, com exposições fotografias, pinturas, figurinos folclóricos, acervos históricos, além da promoção de palestras sobre a história do município e a origem das festas de agosto, e de oficinas de artesanato, teatro e música.
Também no ano passado, houve, ainda, apresentações especiais como o recital de Natal do Coral Universitário. Outro símbolo arquitetônico da parte histórica é o Casarão dos Maurício, onde funciona atualmente a sede da Secretaria Municipal de Cultura.
AGREGAR VALORES
“O objetivo é de agregar as ações artísticas da Universidade ao que propõe o projeto do Corredor Cultural”, avaliou a professora Marina Queiroz. Segundo ela, “além das atividades do projeto “A Gosto da Unimontes”, a Universidade, que está comemorando os seus 50 anos em 2012, será também a padroeira da festa de Nossa Senhora do Rosário, dentro dos Festejos de Agosto”.
Por sua vez, o secretário Hamilton Trindade salientou que o projeto Corredor Cultural é realizado todo mês e a participação da Unimontes, assim como de outras entidades culturais do município, engrandeceria a iniciativa, sendo, inclusive, organizadora dos Festejos de Agosto. Ficou estabelecido que a Prefeitura Municipal vai elaborar uma agenda mensal de eventos e a colocará à apreciação da universidade.
Participaram também da reunião na tarde dessa quarta-feira, os professores Paulo Eduardo Gomes de Barros, coordenador de Projetos Especiais, e Fabiane Faria Franco, coordenadora de Extensão Cultural, ambos da Pró-Reitoria de Extensão.