A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estabelecerá novas parcerias com a Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho –, com a participação de professores e estagiários dos cursos de graduação das áreas de saúde e de serviço social nas ações da entidade. A proposta será apresentada aos coordenadores dos referidos departamentos. O assunto foi discutido na manhã desta sexta-feira (6/3), durante visita da presidente da Associação Presente, a médica oncologista Príscila Sá Miranda Soares, à reitoria, acompanhada da  conselheira administrativa da entidade, Amália Queiroz Drumond.

As representantes da associação  foram recebidas em reunião com o reitor em exercício, professor Antonio Alvimar Souza, juntamente com a reitora de Extensão, professora Jussara Maria Carvalho Guimarães; e o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.

Na oportunidade, a presidente da Associação Presente fez um relato sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto, que atende, gratuitamente, em caráter permanente, 32 pacientes oncológicos com a acolhida e hospedagem, acompanhamento por equipe médica e de enfermagem, transporte e fornecimento de alimentação e medicamentos. A assistência é prestada na sede própria do projeto, na Rua Mangueira, 242, no Bairro Canelas, em Montes Claros.

A instituição sobrevive com doações da comunidade e realiza campanha em busca de novos colaboradores/mantenedores a fim de ampliar o trabalho assistencial.

Príscila Miranda enalteceu a importância da parceria com a Unimontes no êxito das atividades da associação, que em 11 anos de existência já atendeu 6 mil pessoas. Ela apresentou a proposta para que a Universidade venha fortalecer o trabalho assistencial da entidade, com a participação de estagiários e professores dos cursos de Enfermagem e de Serviço Social.

EVENTOS

Ela ressaltou ainda a importância da parceria com a universidade na realização de eventos coordenados pela Associação Presente. Um deles será o 5º Mutirão de Prevenção do Câncer, marcado para 17 de abril próximo. Também foi discutida a realização de projetos de extensão que envolvam a instituição filantrópica.

O professor Antonio Alvimar Souza destacou a relevância da Associação Presente. “O projeto exerce um papel diferencial no acolhimento e atendimento dos pacientes oncológicos, que têm a oportunidade de receber uma atenção mais humanizada. Dentro desse contexto, a Universidade Estadual de Montes Claros apoia integralmente a iniciativa e a nossa disposição é de fortalecer a parceria, de forma que os professores e estagiários dos cursos de Enfermagem e Serviço Social possam participar diretamente do auxílio às pessoas com câncer, ajudando aqueles que mais precisam”, afirmou o reitor em exercício.

Serviço:
Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer