A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), está com inscrições abertas para seleção interna de candidatos a uma bolsa de Pós-Doutorado. A iniciativa prevista pelo edital ocorre no âmbito do Programa Institucional de Pós-Doutorado, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIPD/Capes) do Ministério da Educação. A bolsa mensal, no valor de R$ 5.200, será custeada pela Capes por 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever até o dia 28 de julho, a partir do preenchimento de formulário disponível no link https://forms.gle/1Zz2efCgFs69s7Ay9. Antes, porém, a Capes orienta acesso aos links https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=16203#anchor (portaria 282 de 2024) e https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-no-pais/programa-institucional-de-pos-doutorado-pipd (atualizações).
Requisitos
O candidato precisa ser brasileiro ou estrangeiro com visto de estudante ou autorização de residência no Brasil; possuir título de doutor em qualquer área do conhecimento, cuja obtenção deve ter ocorrido no máximo nos últimos sete anos, contados da data de aprovação da defesa da tese, na data do cadastramento da bolsa no sistema de bolsas de estudo e auxílios escolares da Capes; não acumular bolsa de mesmo nível, financiada com recursos federais, devendo o candidato declarar a recepção de outras bolsas; apresentar registro no ORCID (https://orcid.org/) – identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos; não estar em situação de inadimplência com a Capes ou quaisquer órgãos da Administração Pública; e projeto de pesquisa de caráter inovador, plano de trabalho a ser desenvolvido no PPGCS. Além disso, ele deve apresentar cópia da carteira de identidade ou visto no Brasil (para estrangeiros); diploma de doutorado; termo de compromisso (anexo da Portaria 282 – CAPES); carta de aceite do supervisor, que deverá ser professor do quadro permanente do PPGCS Unimontes; Currículo Lattes atualizado; declaração assinada de próprio punho de que todas as informações prestadas são verídicas; cópia do ORCID; projeto de pesquisa (máximo de cinco laudas, com referências e plano de trabalho); e plano de trabalho; e cópia da primeira página dos artigos publicados de 2020 a 2024.
PIPD
O PIPD visa fomentar a realização de estudos de excelência em alto nível, reforço dos grupos de pesquisa nacionais e promoção da inserção de pesquisadores em estágio pós-doutoral. Tudo para estimular a integração de pesquisadores com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos programas de pós-graduação no país. O programa busca, também, promover o aperfeiçoamento de doutores pela atuação no ensino e na pesquisa e da internacionalização dos programas de pós-graduação, incentivando a realização de estágio pós-doutoral no exterior.
Os bolsistas do Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) poderão realizar estágio pós-doutoral no exterior, conforme disposições estabelecidas pela Diretoria de Relações Internacionais da Capes. As informações relativas ao PIPD/Capes devem ser acompanhadas no site e em suas portarias.