“Fiz as provas em 2010, 2012 e 2015 e consegui “medalhar” e só as alcancei porque estudei muito; dediquei mesmo aos estudos de Matemática. Estou muito feliz por estar aqui e receber mais uma medalha de bronze da OBMEP”. O depoimento é da estudante Gabrielly Nathany Silveira Martins, de 18 anos, um dos 128 agraciados na manhã desta sexta-feira (24/2), na solenidade de premiação dos destaques na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep/edição 2015) – Polo 7 Minas Gerais, coordenado pela Universidade Estadual de Montes Claros.
O evento foi realizado no auditório do prédio 6, no campus-sede, com a entrega das medalhas de prata e bronze conquistadas por alunos de escolas públicas do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. No total, a área de abrangência da Unimontes na Obmep é de 40% do Estado, com 811 escolas de 156 municípios, sob coordenação do Departamento de Ciências Exatas e do curso de graduação em Matemática.
Gabrielly realizou as provas pela Escola Estadual Miguel José da Cunha, localizada no município de Porteirinha (Norte de Minas).
O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, presidiu a solenidade, que reuniu professores, acadêmicos e familiares dos agraciados. Ele ressaltou a importância do conhecimento como instrumento de desenvolvimento. “Conhecimento é a única maneira alcançar o pleno progresso é preciso saber utilizá-lo de forma objetiva e dinâmica”, disse o reitor.
Conforme a coordenação, 69 medalhistas de diversos municípios do Norte de Minas compareceram à solenidade. O município com o maior número de medalhistas foi Mato Verde, seguido por Montes Claros. Para o coordenador regional da Obmep no âmbito da Unimontes, professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, programa é extremamente importante. “A Obmep permite a identificação de grandes talentos, estudantes que se destacam na disciplina da Matemática e alcançam as medalhas com muita dedicação e esforço. Além da equipe da Unimontes que dá o apoio necessário”, finalizou.
A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Educação de Montes Claros, professor Benedito Said, da coordenadora regional do Programa de Iniciação Cientifica (PIC), professora Marise Fagundes Silveira (Departamento de Ciências Exatas); da vereadora Maria Helena Lopes; da Pró-reitora de Extensão/Unimontes, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães; do pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto, e o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), professor Guilherme Vilela.
O estudante Lucas Vinícius Gonçalves Ferreira, de 17 anos, é da Escola Estadual Padre José Silveira, da cidade de Varzelândia (Norte de Minas), que nesta edição da Obmep alcançou a medalha de prata, entregue pelo reitor João Canela. Lucas já recebeu três premiações (duas de bronze e uma de prata). Agora, segundo ele, a meta é alcançar a de ouro. “Já estou me preparando para a edição de 2017 e vou me esforçar muito para melhorar minha nota”, disse o aluno.
Além da entrega das medalhas, os professores também foram contemplados com prêmios em reconhecimento ao trabalho e dedicação. Representantes das escolas públicas também receberam premiação pelos alunos destaques.
A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da área e revelar talentos. Ao longo de suas 16 edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 42 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 2,2 mil alunos participaram do programa como ouvintes.
No âmbito da Unimontes, na edição de 2015, foram inscritos 270.343 alunos. Em todo o país, foram 17.972.333 participantes, sendo 1.889.666 de Minas Gerais. Todos os medalhistas da Obmep recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00 durante 10 meses. Quando se tornarem alunos do ensino superior, os estudantes recebem bolsa de Iniciação Cientifica Júnior e também têm garantidas bolsas para cursos de mestrado e doutorado – financiadas pelo CNPq.
Na região coordenada pela Unimontes, na edição 2015 da Obmep, foram oito ganhadores na categoria ouro, cujas medalhas foram entregues em solenidade nacional, realizada no Rio de Janeiro, no segundo semestre do ano passado. Outros 26 alunos conquistaram a medalha de prata e 84 obtiveram a medalha de bronze. Mais 1.206 estudantes tiveram o bom desempenho reconhecido com menção honrosa.
As inscrições para a edição 2017 estão abertas e podem ser feitas no site oficial do programa http://www.obmep.org.br. Pela Unimontes as ações estão concentradas no Departamento de Matemática.
SERVIÇO
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Edição 2017
Polo MG 7 – Coordenação da Unimontes
Inscrições abertas até 20 de março
Onde:www.obmep.org.br
Quem pode participar:
Ensino fundamental (6º ao 9º ano)
Ensino médio (todas as séries)
Informações: (38) 3229-8403 e (38) 3221-130