Unidade receberá cursos do Programa Trilhas de Futuro, anuncia reitor
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, na manhã desta sexta-feira (9/05), a solenidade de entrega da Escola do Programa Brasil Profissionalizado à comunidade de Bocaiuva. “Queremos convidar toda a população de Bocaiuva e região para utilizar esse espaço, onde serão oferecidos cursos profissionalizantes voltados para atender às reais demandas da comunidade”, afirmou o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, durante a cerimônia.

A solenidade foi realizada no novo prédio, localizado no Bairro Jardim Aeroporto, e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite; do prefeito de Bocaiuva, Roberto Jairo Torres; do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; dos deputados estaduais Gil Pereira e Marquinho Lemos; além de outras autoridades.
A Unimontes é responsável pela coordenação das obras das escolas do Programa Brasil Profissionalizado em 13 municípios mineiros. A iniciativa é implementada pelo Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do Governo de Minas Gerais.
As obras da escola profissionalizante de Bocaiuva, que haviam sido interrompidas por um período, foram retomadas e aceleradas pela atual gestão da Unimontes, com recursos de R$ 8,58 milhões liberados pelo Governo Estadual.
A unidade foi implantada em um terreno de 12 mil m², com 5.577 m² de área construída em dois pavimentos. Conta com 12 salas de aula, biblioteca, sala de professores, sala multimídia, laboratórios de Química, Física, Biologia, Matemática, Informática e Línguas, dois laboratórios especiais com 233 m² cada e um auditório, que leva o nome da professora Maria de Lourdes Ribeiro Paixão, com capacidade para 201 pessoas. A estrutura poderá ser utilizada para diversos fins educacionais, incluindo o ensino fundamental, a formação técnica e cursos de nível superior.
Para a conclusão da unidade, a Unimontes executou serviços como pintura, paisagismo, instalação de forros, substituição parcial do telhado, execução de pisos, redes hidrossanitária, elétrica, de ar-condicionado e de dados, além da implantação de uma subestação de energia elétrica, entre outras melhorias.
“Para a Unimontes, é uma felicidade muito grande entregar esta escola, que representa um equipamento fabuloso para Bocaiuva e certamente fará diferença para a cidade e para a região”, destacou o reitor. Ele agradeceu ao governador Romeu Zema e ao vice-governador Mateus Simões pelo empenho na liberação dos recursos que viabilizaram a retomada e a conclusão das obras. Lembrou ainda que a universidade trabalha para agilizar as obras das unidades do programa em Brasília de Minas e Manga.
O professor Wagner de Paulo Santiago informou que a escola tem capacidade para atender até 1.500 alunos e será utilizada para a oferta de cursos técnico-profissionalizantes por meio do Programa Trilhas de Futuro. Para isso, será realizado um levantamento junto à comunidade para identificar os cursos mais demandados.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite, elogiou o trabalho da Unimontes. “Parabenizamos o reitor Wagner Santiago pela condução da universidade e pela entrega deste importante equipamento público, que levará conhecimento à população”, declarou.
Divisor de águas
O prefeito de Bocaiuva, Roberto Jairo Torres, destacou a importância da escola e agradeceu à gestão da Unimontes. “Esta obra abre perspectivas para que possamos oferecer bons cursos e atrair os nossos jovens. Com certeza, será um divisor de águas para Bocaiuva, pois a educação impacta diretamente o desenvolvimento econômico e social em todos os segmentos”, enfatizou.
Presenças
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Bocaiuva, Higor Rafael Pereira Duarte; do vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; do ex-reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida; da superintendente regional de Ensino de Montes Claros, Maria Levimar Viana Tupinambá; da vice-prefeita de Bocaiuva, Sonia Maria de Carvalho Guimarães; do prefeito de Engenheiro Navarro, Hugo Felipe de Almeida; do vice-prefeito de Montes Claros, Otávio Batista Rocha Machado; além de pró-reitores, diretores e integrantes da gestão superior da Unimontes, ex-prefeitos, vereadores, secretários municipais, autoridades civis e militares e demais convidados.




















