A Universidade Estadual de Montes Claros realiza, neste sábado (04/10), a entrega da obra da Escola do Programa Brasil Profissionalizado de Monte Azul à comunidade. A solenidade, marcada para as 10h30min, contará com as presenças do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, de outros integrantes da gestão superior da universidade e do prefeito Saulo Feliciano, juntamente com outras autoridades e convidados.

A Unimontes é responsável pela coordenação das obras das escolas do Programa Brasil Profissionalizado em 13 municípios mineiros. O programa é implementado pelo Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do Governo do Estado de Minas Gerais.
Neste ano, a atual gestão superior da Universidade também concluiu as unidades do Brasil Profissionalizado em Bocaiuva, Brasília de Minas e Manga.
“A conclusão da Escola Técnica Profissionalizante é um marco histórico para a nossa cidade de Monte Azul, pois os cursos técnicos profissionalizantes proporcionarão as oportunidades de capacitação e qualificação de mão de obra, dando, assim, aos jovens e aos cidadãos melhores condições para a entrada no mercado de trabalho, gerando progresso e desenvolvimento para a nossa cidade e região”, avalia o prefeito de Monte Azul, Saulo Feliciano.
“A nossa gestão está pautada no desenvolvimento e geração de emprego e renda, sendo a escola uma mola propulsora. Assim, vamos avançando junto com o Governo do Estado, que é um parceiro dos nossos municípios”, completa o chefe do executivo.
As obras da escola profissionalizante, localizada no Bairro São José, que tinham sido interrompidas por um período, foram retomadas e aceleradas pela atual gestão da Unimontes, com recursos da ordem de R$ 15 milhões, liberados pelo Governo de Minas.
Para a conclusão da unidade de Monte Azul, a Unimontes promoveu serviços como pintura, paisagismo, instalação de forros, substituição parcial de telhados, execução de pisos, redes hidrossanitária, elétrica, de ar condicionado, de dados, além da implantação de subestação de energia elétrica, entre outras melhorias.
A escola, implantada em um terreno com área total de 12 mil metros quadrados, possui 5.577 metros quadrados de área construída distribuídos em dois pavimentos. A edificação poderá ser utilizada para diversos fins educacionais, incluindo o ensino fundamental, a formação técnica e cursos de nível superior.
De acordo com o engenheiro Alexandre Araújo, do setor de Engenharia e Arquitetura da Unimontes, a estrutura conta com 12 salas de aula (com capacidade para 40 alunos cada), auditório para 201 pessoas, biblioteca e laboratórios de Línguas, Informática, Matemática, Física, Biologia e Química. Destacam-se ainda dois laboratórios especiais, cada um com 233 m², destinados a múltiplas funcionalidades pedagógicas.
Além disso, o prédio dispõe também de ampla sala de professores, sala multimídia, espaços administrativos (diretoria, coordenação pedagógica e secretaria), além de áreas para refeitório/vivência com cozinha industrial, cantina e despensa.
Entre os destaques da escola, incluem-se uma quadra esportiva coberta, com 862,20 m² e vestiários masculino e feminino, bem como um anfiteatro com palco e arquibancadas de concreto, com capacidade aproximada para 150 pessoas.


