Estrutura vai beneficiar ações de formação técnica e projetos voltados à juventude do Norte de Minas

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, nesta sexta-feira (8/8), a solenidade de entrega da Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado ao município de Brasília de Minas. O evento, presidido pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, contou com as presenças de autoridades, lideranças políticas, professores e representantes da comunidade local, marcando um momento simbólico para a educação pública profissionalizante no Norte de Minas.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Resultado de uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a contrapartida do Governo de Minas Gerais, a obra foi executada pela Unimontes, responsável pela gestão e acompanhamento técnico do projeto. A unidade integra o conjunto de 13 escolas técnicas do Brasil Profissionalizado, que visa à expansão e modernização da educação profissional no país, com foco na interiorização do ensino técnico de qualidade.

Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago destacou que a entrega da escola reforça o compromisso da universidade com o desenvolvimento regional e a interiorização do ensino técnico. “Mais que uma obra física, essa escola representa um projeto de transformação de vidas. A formação técnica de nível médio é uma das grandes oportunidades para ampliar a inclusão produtiva e preparar nossos jovens para o mundo do trabalho, principalmente, em regiões do interior. São muitas indústrias aqui na região precisando de mão de obra qualificada, e nós precisamos atender a essa crescente demanda”, afirmou.

A nova escola técnica conta com salas de aula, laboratórios, ambientes administrativos e espaços multiusos. A estrutura foi construída com padrão FNDE e está preparada para abrigar cursos técnicos voltados às demandas regionais, atendendo jovens e adultos da cidade e de municípios vizinhos.

Em Brasília de Minas, os serviços de construção da escola profissionalizante, que haviam sido interrompidos, foram retomados e agilizados pela atual gestão da Unimontes em fevereiro de 2025. A obra contou com investimento de R$ 12.500.281,60, liberados pelo Governo de Minas. Além desta unidade, a atual administração já concluiu a escola de Bocaiuva (entregue em 9 de maio) e intensificou os trabalhos da unidade de Manga, atualmente em fase final de execução.

Localizada próxima à saída para São Francisco, a estrutura ocupa um terreno de 12 mil metros quadrados, com área construída de 5.570 metros quadrados, distribuída em dois pavimentos.

As instalações contemplam 12 salas de aula com capacidade para 40 alunos cada, biblioteca e oito laboratórios – de Línguas, Informática, Matemática, Física, Biologia, Química e dois laboratórios especiais. A área administrativa inclui salas para diretoria, secretaria, coordenação, professores, além de copa e banheiros.

A infraestrutura conta ainda com quadra esportiva coberta (860 metros quadrados), com vestiários; cantina integrada à área de alimentação/refeitório e vivência; palco ao ar livre; estacionamento e uma ampla área verde com 2.690 metros quadrados de grama, equipada com sistema de irrigação automatizado.

homemagem à professora Cibele Veloso Milo

A Escola do Programa Brasil Profissionalizado conta ainda com um moderno auditório com capacidade para 200 pessoas sentadas. O auditório recebeu o nome da professora Cibele Veloso Milo, nascida no município e falecida em 17 de outubro de 2024, que foi uma benfeitora do ensino superior do Norte de Minas. Entre outras funções, ela foi diretora do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Além do papel da Unimontes como responsável técnica pela execução do projeto, a universidade se destaca também por sua atuação na oferta do ensino técnico- profissional, por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), que atende centenas de estudantes em diversos cursos técnicos, presenciais e a distância.

Durante a cerimônia, o prefeito de Brasília de Minas, Marcus Vinícius Ferreira Carvalho, ressaltou a importância da parceria entre a universidade e os entes governamentais para a concretização do prédio. “Essa obra representa um sonho antigo. Ela está aqui graças à Unimontes, que não mediu esforços, e ao trabalho conjunto de lideranças comprometidas com o avanço da nossa cidade. A educação é o maior legado que podemos deixar”, afirmou.

Autoridades Presentes

Além do reitor Wagner de Paulo Santiago e do prefeito Marcus Vinícius Ferreira Carvalho, a cerimônia contou com as presenças dos deputados federais Marcelo Freitas e Paulo Guedes, dos deputados estaduais Arlen Santiago e Gil Pereira, do vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; dos prefeito de Bocaiuva (Roberto Jairo Torres), Japonvar (Welson Gonçalves) e de Luislândia (Juvenal Alves dos Santos); e do presidente da Câmara Municipal de Brasília de Minas, Sebastião Geraldo Soares da Cruz, juntamente com outras autoridades civis e militares e convidados. Pela Unimontes, participaram, ainda, os pró-reitores de Pesquisa (professora Maria das Dores Magalhães Veloso) e de Planejamento, Gestão e Finanças (professor Pablo Peron de Paula), entre outros integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos do Campus de Brasília de Minas.

Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Relacionadas

Inscrições abertas para Festival de Música Gospel Unimontes
Cursos de Administração e de Tecnologia em Gestão Pública da Unimontes são homenageados na Câmara Muncipal
Unimontes participa da Missão dos Embaixadores da União Europeia em Minas Gerais
Acadêmicos de Pós-Graduação da Unimontes conquistam 2º lugar no Prêmio Jaime Aparecido Cury
NEECi/Unimontes promove encontro em Januária para apresentar pesquisa sobre economia criativa e turismo
Campus da Unimontes em São Francisco promove Mutirão de Limpeza da orla do Velho Chico na próxima sexta (03/10)