A  busca por terapias mais eficazes, os desafios do diagnóstico precoce e a eficiência dos fármacos nos mais diversos tipos de tratamento são alguns dos objetivos do 1º Congresso Mineiro de Farmacologia, que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e as Faculdades Santo Agostinho promoverão entre os dias 21 e 26 de maio, no espaço OAB Eventos. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) são parceiros do congresso, que deverá reunir em torno de 600 pessoas, entre profissionais, pesquisadores e acadêmicos.

A programação está dividida em duas etapas: A primeira considerada como pré-congresso, acontecerá nos dias 21 e 22, com a realização de cinco cursos básicos nas áreas de “Farmacologia Básica”, “Interações Medicamentosas em Ambiente Hospitalar”, “Bioinformática e Modelagem Molecular”, “Desenvolvimento de Medicamentos: Aspectos Éticos, Científicos e Experimentais” e “Farmacologia e Equipe Multiprofissional”.

Entre os dias 23 e 26, haverá palestras e mesas redondas em horário integral com especialistas de várias partes do País, que vão abordar temas como “Medicamentos de Venda Livre”, “Drogas Anorexígenas”, “Programa Saúde da Família e a Adesão ao Tratamento” e “Medicina Alternativa: Homeopatia, Aromaterapia, Florais”, dentre outros. A programação completa está disponível no portal www.conminfar.com.br (seção programação científica).

O professor Waldemar de Paula Júnior, do departamento de Fisiopatologia da Unimontes e responsável pela disciplina Imunologia nos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, integra a comissão organizadora do evento. Ele ressalta que, a partir desse congresso, espera-se por uma maior abrangência das discussões acerca da inclusão da Farmacologia nos conteúdos curriculares dos cursos das áreas da saúde.

“O conteúdo da Farmacologia é dos mais vastos e abrange todos os segmentos da área da saúde. Além do caráter científico, acreditamos na eficiência do congresso para novos debates sobre sua inserção nos currículos dos afins”, reforça o professor. Segundo Waldemar Júnior, em comum acordo entre as faculdades de Farmácia de Minas Gerais, o Congresso adotará o modelo itinerante, com a escolha de uma sede a cada ano – Montes Claros é a primeira delas.

Os trabalhos científicos para apresentação no Congresso devem ser entregues até o dia 13 de maio, e serão avaliados pela comissão organizadora formada por 13 professores das duas instituições.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia