Pesquisas revelam que a cada 11 minutos uma mulher notifica uma violência sexual no Brasil. “A Cultura do Estupro” será o tema de uma mesa de debates que será promovida no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Montes Claros, nesta terça-feira (5/7), a partir das 18 horas. Organizada pela Comissão OAB Mulher da 11ª Subseção da OAB, a iniciativa conta entre os organizadores com a coordenação do Serviço de Assistência Judiciária Itinerante – SAJ Itinerante –, do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A discussão terá como debatedores Leila Gusmão, especialista em Psicologia Jurídica e pesquisador do fenômeno “Violência Doméstica contra as Mulheres no Norte de Minas Gerais”; professora Tânia Cilene Soares Costa, psicóloga clínica e especialista em “Terapia Familiar Sistêmica e Saúde da Família”; delegada da Polícia Civil Karine Maia Costa Faria, da Delegacia de Repreensão aos Crimes contra a Mulher; e do advogado Nestor Rodrigues Silva Neto, especialista em Direito Penal, com atuação emblemática em processos que envolvem crimes contra a dignidade sexual.

Conselheira da 11ª Subseção da OAB/Montes Claros e coordenadora do Programa SAJ Itinerante, a professora Ionete de Magalhães Souza destaca a relevância da iniciativa. “A sociedade não pode se calar frente a qualquer violência e a OAB tem o seu papel fundamental em toda história de luta humana e democrática. A “Mesa de Debates sobre a Cultura do Estupro” será um evento multidisciplinar, com profissionais capacitados de diversas áreas, no qual se espera dar maior visibilidade a esse mal, buscando o seu combate”.

CONFIRA

A professora ressalta que o Programa Itinerante (Direito/Unimontes) é parceiro do evento, atuando na divulgação, apoio logístico e execução das atividades. Ela ressalta que o SAJ Itinerante já ministra palestras educativas em escolas sobre o “Combate à Violência contra a Mulher”, integrando, ainda, o “Projeto Justiça pela Paz em Casa”, recomendado pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia Antunes Rocha, aos componentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), sendo um deles o professor João dos Reis Canela, reitor da Unimontes.

SERVIÇO
Mesa de Debates “A Cultura do Estupro”
Onde: Auditório da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Rua Walter Ferreira Barreto, 154, Bairro Ibituruna
Quando: terça-feira, 5 de julho
Horário: 18 horas
Entrada: gratuita

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia