Pronto-Socorro do HUCF atende, em média, 280 pessoas todos os dias nos mais diversos casos (Foto: Ascom HUCF)

O Pronto-Socorro do Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), presta um serviço de grande relevância para a saúde da população, recebendo diferentes casos de urgência e emergência. Neste contexto, a Unimontes desenvolve esforços para melhorar e ampliar mais o atendimento da unidade, com a proposta de reforma geral. Para isso, busca o apoio do Governo do Estado.

O assunto foi abordado pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, durante a visita do governador Romeu Zema ao campus-sede da Universidade, nessa quinta-feira (16/9). O Pronto-Socorro do HUCF atende diariamente mais de 280 pessoas, com assistência gratuita, adotando o protocolo de Manchester – que prioriza o atendimento dos casos mais graves.

Reitor apresentou uma pauta de reivindicações ao governador Zema, entre as quais a reforma do Pronto-Socorro (Vinícius Correa)

Ao apresentar as ações e demandas da instituição, o reitor solicitou o apoio do governador para que a Unimontes possa realizar a reforma do Pronto-Socorro do Hospital Universitário com recursos da ordem de R$ 7 milhões, oriundos do Programa Mais Vida, implementado e gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

RECURSOS

O professor Antonio Alvimar lembrou que o HUCF teve saldo de $ 7 milhões do Programa Mais Vida, que deixou de ser repassado ao longo de três anos entre 2017–2019. A Unimontes fez uma proposta ao Governo do Estado para que os recursos venham ser remanejados para investimento na reforma e na modernização/ampliação do Pronto-Socorro.

Na reunião com o governador Romeu Zema, realizada na Biblioteca Central da Unimontes, o reitor salientou que o Hospital Universitário oferece atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com cerca de 500 mil procedimentos médico-hospitalares anuais, garantindo a assistência à população de 1,3 milhão de pessoas da macrorregião Norte de Minas.

O reitor afirmou que o Pronto-Socorro constitui uma das principais bases da assistência à população garantida pelo HUCF, que se consolidou como “hospital de portas abertas para todos”, com atendimento em diversas especialidades. “A reforma do Pronto-Socorro será um grande presente para o nosso hospital e para a população”, destacou o professor.

Relacionadas

Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro
Unimontes oferece até 36 vagas para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social – Inscrições começam no dia 18
Unimontes, em parceria com a Fiocruz, realiza estudo sobre teste rápido para a doença de Chagas – Ação faz parte do Projeto Cuida Chagas