A Universidade Estadual de Montes Claros inaugurou na noite dessa quinta-feira (22/08) o Laboratório de Pesquisa em Odontologia, fruto da parceria entre a Unimontes e a Universidade Estadual de São Paulo (USP/Ribeirão Preto) para a realização do Doutorado Interinstitucional em Odontologia Restauradora. O novo espaço acadêmico de incentivo à pesquisa está instalado no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Unimontes, onde foi realizada a solenidade de inauguração, presidida pelo reitor João dos Reis Canela.
Ele destacou que “as universidades são catedrais inabaláveis da democracia” e salientou que a USP é um parâmetro para as demais instituições de ensino superior do país: “nossa missão enquanto universidade é incentivar a formação de novos doutores, antecipando às demandas educacionais e sociais”, observou. O professor João Canela destacou ainda o fato de a Unimontes exercer papel fundamental no desenvolvimento regional. Ele frisou também que a instituição está no caminho certo ao estreitar a parceria com a Universidade de São Paulo para oferecer à comunidade universitária um novo espaço para a produção científica.
Coordenador geral do Doutorado, o professor Manuel Damião Souza Neto reforçou a importância da parceria entre as instituições. “As duas universidades são propulsoras do conhecimento em nosso país. Entendo que a pesquisa abre caminho não só para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o avanço da academia nas áreas de ciência e tecnologia”, completou.
A expectativa da Unimontes é que a partir dessa parceria sejam formados dez novos doutores para a instituição: “Nossa meta é a de que, a partir de programas de capacitação, não só o corpo docente, mas os gestores municipais de saúde recebam orientação para melhorar a qualidade da saúde bucal da população”, ressaltou o professor Manuel Damião.
Nos dois últimos anos, as atividades institucionais realizadas pela Unimontes em conjunto com outras unidades de ensino superior do país, resultaram na publicação de dezenas de trabalhos e artigos em revistas especializadas e periódicos, além da participação dos professores da universidade em eventos científicos.
IMPORTNCIA – Por sua vez, o secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Edson Souza Guerra apresentou as suas congratulações à Unimontes pela iniciativa, salientando: “Trata-se de uma parceria entre as melhores universidades do país e da América Latina. E não vejo outra forma de alavancarmos o desenvolvimento regional se não for investindo nas pessoas”, disse Geraldo Edson.
Também presente à solenidade, o deputado estadual Luiz Henrique Santiago destacou o papel da Unimontes que, alinhado ao Governo de Minas Gerais, tem investido em ciência e tecnologia.
O LABORATÓRIO – Segundo o professor Manoel Brito Júnior, representante dos alunos do doutorado, o laboratório de pesquisa em Odontologia foi implantado pela Unimontes inicialmente para atender aos alunos do Doutorado Interinstitucional em Odontologia. Já foram instalados no Laboratório diversos equipamentos, dentre eles, a politriz, que serve para polimento dos materiais odontológicos, filtração de fluidos, dois mini-equipos e compressor.
Está sendo aguardada uma máquina universal de ensaios, adquirida com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).