Novas oportunidades no processo de mobilidade acadêmica para a comunidade da Universidade Estadual de Montes Claros. Nesta terça-feira (17/10), a instituição oficializou a assinatura do convênio de cooperação com a Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, na cidade de Morelia, no México.

O documento, assinado pelos reitores João dos Reis Canela (Unimontes) e Medardo Serna González (Michoacana), estabelece relação de cooperação com base em estudos e projetos de pesquisa sobre temas de interesse comum, além da publicação de trabalhos científicos, intercâmbio e organização conjunta de conferências. A parceria sugere, ainda, a oferta conjunta de mestrado e doutorado.

“Estamos felizes com este convênio entre a Unimontes e a Universidad Michoacana diante da oportunidade de intercâmbio nas várias áreas do conhecimento”, destacou o professor titular Pablo Cuevas Reyes, representante da universidade mexicana durante o encontro que finalizou a implantação do convênio.

O reitor da Unimontes enfatizou a importância da mobilidade acadêmica com a adesão a novas parcerias associadas ao processo de internacionalização. “Este é mais um convênio de cooperação em que a Universidade propõe novos ambientes de estudo e troca de experiências entre os seus acadêmicos e professores. A Universidade deve sempre se reestruturar com foco em atividades internacionais que favoreçam o crescimento institucional, da pesquisa, da ciência e das relações sociais”, finalizou.

PRIMEIRA INTERAÇÃO

Professores do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais da Unimontes já iniciaram atividades em conjunto com a universidade mexicana. Nesta quinta-feira (19), às 10 horas, no auditório do prédio 7 (CEAD), o professor Pablo Cuevas ministrará palestra sobre aspectos ecológicos, químicos e genéticos de interações antagônicas: estudos empíricos no México e no Brasil. O tema será abordado para estudantes das áreas afins. A entrada é gratuita.

A assinatura de convênio de cooperação foi realizada no gabinete do reitor, no campus-sede da Unimontes, e contou com as presenças dos pró-reitores João Felício Rodrigues Neto (Ensino), Vicente Mesquita (Pesquisa), Jussara Maria de Carvalho Guimarães (Extensão), da Pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, Juliane Leite Ferreira, da Diretora de Intercâmbio e Cooperação Institucional, professora Maria ngela Figueiredo Braga, e dos coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais da Unimontes, professores Magno Zaza Borges (coordenador geral) e Maurício Lopes de Faria (coordenador do convênio).