A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade de Brasília (UnB) iniciam oficialmente, nesta sexta-feira (21/03), o Doutorado Interinstitucional em Política Social (Dinter). A aula inaugural será ministrada pela professora doutora Kênia Augusta Figueiredo, da UnB, às 19h30, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), localizado no prédio dois do campus-sede. Ela abordará o tema “Comunicação Pública e Política Social: uma transversalidade em defesa da democracia”. O evento será aberto ao público.


Todas as dez vagas oferecidas no edital lançado no segundo semestre de 2024 foram preenchidas por professores da Unimontes e outros candidatos aprovados por ampla concorrência.
O professor Wesley Helker Felício Silva, coordenador do Dinter, destaca que a iniciativa é fruto de uma parceria consolidada entre a Unimontes e a UnB, construída pelo corpo docente do curso de Serviço Social ao longo dos últimos anos. O Doutorado Interinstitucional em Política Social foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, no início de 2024.


A parceria entre UnB e Unimontes tem como objetivo fomentar a produção acadêmica e o desenvolvimento de pesquisas na área da política social, além de fortalecer os vínculos entre as duas instituições e ampliar as oportunidades de qualificação para profissionais do Norte de Minas.
O Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB, responsável pela parte acadêmica do Dinter, tem como área de concentração Estado, Política Social e Direitos. Dentro dessa proposta, o Dinter contém quatro linhas de pesquisa que abordam temas centrais das políticas sociais:
Política Social, Estado e Sociedade: analisa as políticas sociais no contexto da sociabilidade capitalista, as relações entre Estado e classes sociais, além de aspectos como cidadania e controle democrático dos recursos públicos.


Classes, Lutas Sociais e Direitos: examina as lutas sociais e de classe no capitalismo, discutindo as formas de resistência contra a exploração e a opressão e suas implicações políticas e históricas.
Trabalho, Questão Social e Emancipação: investiga a relação entre trabalho e questão social no capitalismo periférico e dependente, com foco nas lutas pelos direitos dos trabalhadores.
Exploração e Opressão de Sexo/Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades: abordagem de desigualdades estruturais relacionadas a classe, gênero, raça e sexualidade, propondo um debate multidimensional sobre essas questões no contexto das lutas sociais e da emancipação humana.

Relacionadas

Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro
Museu da Unimontes apresenta Mostra Melhores Minutos 2024
Unimontes inaugura Restaurante Universitário no campus de Janaúba com alimentação saudável por apenas R$ 2,50
Inscrições abertas para III Encontro de Currículo e Formação de Professores, que tem apoio de Unimontes, UEMG e Fapemig
Unimontes está com inscrições abertas para o II CIED, que visa fortalecer as políticas educacionais inclusivas
ALMG debate PEC que garante repasse direto de verbas do Tesouro Estadual ao Hospital Universitário da Unimontes