A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade de Brasília (UnB) iniciam oficialmente, nesta sexta-feira (21/03), o Doutorado Interinstitucional em Política Social (Dinter). A aula inaugural será ministrada pela professora doutora Kênia Augusta Figueiredo, da UnB, às 19h30, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), localizado no prédio dois do campus-sede. Ela abordará o tema “Comunicação Pública e Política Social: uma transversalidade em defesa da democracia”. O evento será aberto ao público.


Todas as dez vagas oferecidas no edital lançado no segundo semestre de 2024 foram preenchidas por professores da Unimontes e outros candidatos aprovados por ampla concorrência.
O professor Wesley Helker Felício Silva, coordenador do Dinter, destaca que a iniciativa é fruto de uma parceria consolidada entre a Unimontes e a UnB, construída pelo corpo docente do curso de Serviço Social ao longo dos últimos anos. O Doutorado Interinstitucional em Política Social foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, no início de 2024.


A parceria entre UnB e Unimontes tem como objetivo fomentar a produção acadêmica e o desenvolvimento de pesquisas na área da política social, além de fortalecer os vínculos entre as duas instituições e ampliar as oportunidades de qualificação para profissionais do Norte de Minas.
O Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB, responsável pela parte acadêmica do Dinter, tem como área de concentração Estado, Política Social e Direitos. Dentro dessa proposta, o Dinter contém quatro linhas de pesquisa que abordam temas centrais das políticas sociais:
Política Social, Estado e Sociedade: analisa as políticas sociais no contexto da sociabilidade capitalista, as relações entre Estado e classes sociais, além de aspectos como cidadania e controle democrático dos recursos públicos.


Classes, Lutas Sociais e Direitos: examina as lutas sociais e de classe no capitalismo, discutindo as formas de resistência contra a exploração e a opressão e suas implicações políticas e históricas.
Trabalho, Questão Social e Emancipação: investiga a relação entre trabalho e questão social no capitalismo periférico e dependente, com foco nas lutas pelos direitos dos trabalhadores.
Exploração e Opressão de Sexo/Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades: abordagem de desigualdades estruturais relacionadas a classe, gênero, raça e sexualidade, propondo um debate multidimensional sobre essas questões no contexto das lutas sociais e da emancipação humana.

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria