Pensar a Universidade na perspectiva da internacionalização. Essa é a proposta do 1º Simpósio Internacional de Violão que será produzido conjuntamente pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), no período de 24 a 28 de outubro, no Conservatório de Musica da UFMG, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.simposiodeviolao.com.br/home

O evento musical não irá apenas contribuir para a inserção Internacional da Universidade, mas servir também como ponte para o corpo docente e discente da Instituição. É o que sugere um dos coordenadores do Simpósio, professor da Unimontes, Professor Stanley Levi.

“Minas tem uma concentração expressiva de universidades com cursos de música, ao todo são sete instituições no estado que oferecem formação musical em violão, o que nos motiva. Acredito na importância desse evento para fazer contato com os demais professores da nossa Universidade que estão dispostos a construir uma integração regional. “E nesse contexto, a Unimontes é pioneira no estado e no Brasil ao promover um evento relacionado ao violão”, descreve o professor.

O que é o Simpósio

O evento acadêmico objetiva ainda promover um diálogo na América Latina quanto à produção científica e artística relacionada ao violão. Presente nas práticas musicais latino-americanas, o estudo do instrumento envolve áreas como Composição, Musicologia, Etnomusicologia, Educação Musical e Performance Musical, eixo central do Simpósio que não é apenas científico.

“Uma das peculiaridades do Simpósio é que irá apresentar recitais e recitais-conferência, pesquisas na área do violão e lançamento de livros, disco e mesa-redonda”, acrescenta o coordenador, professor Stanley.  Para ele, “o formato vazão para arte e pesquisa. E temos que pensar nessa característica de vincular o artístico com o acadêmico”.

Convidados internacionais

O Simpósio receberá convidados de vários estados brasileiros e também do exterior. No panorama nacional, o compositor Roberto Vitório representará a Universidade Federal de Mato Grosso. Também o professor da Universidade Federal de Pelotas, Tiago Colombo, professor da UFRJ, Fábio Abour, fará lançamento de disco. Professor e autodidata, Victor Rodríguez também fará lançamento de livro. O público também poderá conferir o professor, Dieter Hennings Yeomans, da Universidade de Kentucky.

A previsão é que durante todos os dias do evento, os participantes sejam agraciados com concertos, pôsteres e comunicações. O encerramento das atividades acontece em

Brumadinho-MG, em Inhotim, considerado um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e centro de arte ao ar livre da América Latina.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE VIOLíO

UNIMONTES/ UFMG/IFSJ

Data: 24 a 38 de outubro

Inscrições: Abertas

Site do evento: http://www.simposiodeviolao.com.br/home

Mídia Social: www.facebook.com/simposiodeviolao/

Local do evento: Conservatório UFMG- Av. Afonso Pena, 1534 – Centro.