Em encontro realizado na sede da Sociedade Rural de Montes Claros, na noite de segunda-feira (01/04), a gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresentou as estratégicas que visam a implementação de uma gestão aberta. Na oportunidade, foram discutidas ações para o fortalecimento da parceria com a Sociedade Rural e o incremento das pesquisas voltadas para o setor agrícola.
O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, a vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, pró-reitores e outros integrantes da gestão superior da Universidade foram recebido pelo presidente da Sociedade Rural, José Luiz Veloso Maia; e outros diretores da entidade. Ao abrir os trabalhos, o reitor agradeceu a recepção da Sociedade Rural e apresentou a proposta da “universidade sem muros”, buscando a realização de ações conjuntas com outras instituições em prol da comunidade.
Após ouvirem a explanação professor Antonio Alvimar Souza e de assistirem ao vídeo institucional da Unimontes, os representantes da entidade anfitriã ressaltaram a importância da atuação da Universidade no fomento ao desenvolvimento aos diversos setores da economia regional, incluindo a produção no campo.
“Estou admirado com o crescimento exponencial da Unimontes. Tive a oportunidade de, como professor, acompanhar algumas ações estruturantes. Hoje percebo muitas oportunidades a partir deste crescimento, como novas parcerias, inclusive, com outras entidades e instituições de ensino superior”, declarou o professor e especialista em Irrigação Flávio Gonçalves Oliveira, diretor de Recursos Hídricos e Irrigação da Sociedade Rural.
Conselho Consultivo
Diretor de Assuntos Creditícios da Sociedade Rural, Rômulo Augusto L’Abbate Marques sugeriu a criação de um grupo de trabalho – uma espécie de Conselho Consultivo – da entidade para ampliar o conhecimento das atividades e pesquisas da Unimontes voltados para a melhoria da produção no campo. “A aproximação é importante para melhorarmos a afinidade entre entidades e apresentarmos nossas demandas baseadas nas pesquisas, estratégias, tecnologias e ações da Universidade”, ponderou.
Dario Colares de Araújo Moreira, membro do conselho fiscal da entidade ruralista, também sugeriu à Unimontes uma atenção especial para as pesquisas desenvolvidas em relação à captação de água. Já o presidente da Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte Minas (Fundetec), professor Otaviano de Souza Pires Júnior, ressaltou a importância da iniciativa da Unimontes em aproximar-se de outras instituições. “Isso mostra grandeza e demonstra a capacidade que temos para desenvolver a região”, disse ele,, defendendo também a proposta de criação do grupo de trabalho para incrementar as ações conjuntas.
Expomontes
A Unimontes vai marcar presença na 45ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros, nos dias 28 de junho a 7 de julho. A participação da Universidade no evento foi confirmada durante o encontro na sede da Sociedade Rural, nessa segunda-feira (1º/04).
“Percebo que este é o momento de mostrarmos a força da nossa Universidade, nossos projetos e ações junto à comunidade e à classe produtora do Norte de Minas”, enfatizou o reitor Antonio Alvimar Souza. Ele destacou as potencialidades e estudos de professores, pesquisadores e acadêmicos dos cursos da área de Ciências Agrárias, ministrados no Campus de Janaúba, que estarão presentes na Exposiçao Agropecuária de Montes Claros.