Em encontro realizado na sede da Sociedade Rural de Montes Claros, na noite de segunda-feira (01/04), a gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresentou as estratégicas que visam a implementação de uma gestão aberta. Na oportunidade, foram discutidas ações para o fortalecimento da parceria com a Sociedade Rural e o incremento das pesquisas voltadas para o setor agrícola. 

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza,  a vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, pró-reitores e outros integrantes da gestão superior da Universidade foram recebido pelo presidente da Sociedade Rural, José Luiz Veloso Maia; e outros diretores da entidade. Ao abrir os trabalhos, o reitor agradeceu a recepção da Sociedade Rural e apresentou a proposta da “universidade sem muros”, buscando a realização de ações conjuntas com outras instituições em prol da comunidade. 

Após ouvirem a explanação professor Antonio Alvimar Souza e de assistirem ao vídeo institucional da Unimontes, os representantes da entidade anfitriã ressaltaram a importância da atuação da Universidade no fomento ao desenvolvimento aos diversos setores da economia regional, incluindo a produção no campo. 

“Estou admirado com o crescimento exponencial da Unimontes. Tive a oportunidade de, como professor, acompanhar algumas ações estruturantes. Hoje percebo muitas oportunidades a partir deste crescimento, como novas parcerias, inclusive, com outras entidades e instituições de ensino superior”, declarou o professor e especialista em Irrigação Flávio Gonçalves Oliveira, diretor de Recursos Hídricos e Irrigação da Sociedade Rural. 

membros-gestor-unimontes

Conselho Consultivo  

Diretor de Assuntos Creditícios da Sociedade Rural, Rômulo Augusto L’Abbate Marques sugeriu a criação de um grupo de trabalho – uma espécie de Conselho Consultivo – da entidade para ampliar o conhecimento das atividades e pesquisas da Unimontes voltados para a melhoria da produção no campo. “A aproximação é importante para melhorarmos a afinidade entre entidades e apresentarmos nossas demandas baseadas nas pesquisas, estratégias, tecnologias e ações da Universidade”, ponderou. 

Dario Colares de Araújo Moreira, membro do conselho fiscal da entidade ruralista, também sugeriu à Unimontes uma atenção especial para as pesquisas desenvolvidas em relação à captação de água. Já o presidente da Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte Minas (Fundetec), professor Otaviano de Souza Pires Júnior, ressaltou a importância da iniciativa da Unimontes em aproximar-se de outras  instituições. “Isso mostra grandeza e demonstra a capacidade que temos para desenvolver a região”, disse ele,, defendendo também a proposta de criação do grupo de trabalho para incrementar as ações conjuntas. 

Expomontes 

A Unimontes vai marcar presença na 45ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros, nos dias 28 de junho a 7 de julho. A participação da Universidade no evento foi confirmada durante o encontro na sede da Sociedade Rural, nessa segunda-feira (1º/04). 

“Percebo que este é o momento de mostrarmos a força da nossa Universidade, nossos projetos e ações junto à comunidade e à classe produtora do Norte de Minas”, enfatizou o reitor Antonio Alvimar Souza. Ele destacou as potencialidades e estudos de professores, pesquisadores e acadêmicos dos cursos da área de Ciências Agrárias, ministrados no Campus de Janaúba, que estarão presentes na Exposiçao Agropecuária de Montes Claros.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia