Durante a solenidade comemorativa do 140º aniversário da Santa Casa de Montes Claros, realizada nessa terça-feira (20/09), no Portal de Eventos, foi celebrado um Protocolo de Intenções entre a Universidade Estadual de Montes Claros e a Irmandade Nossa Senhora das Mercês visando uma ação conjunta para implantação e desenvolvimento do Projeto “História e Memória” daquela instituição de saúde.

O documento foi assinado pelo reitor da Unimontes João dos Reis Canela e pelo Provedor da Santa Casa Heli de Oliveira Penido, subscritando o documento como testemunhas o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, e o secretário municipal de Saúde, Geraldo Edson Souza Guerra.

O PROJETO – São objetivos específicos do projeto, que será coordenado pelo Núcleo de História e Cultura Regional (Nuhicre), da Unimontes, o levantamento e seleção de personalidades que se destacaram na história da Santa Casa de Montes Claros, a produção de livro sobre a história da instituição, a produção de documentário com as principais ações ao longo dos 140 anos, catalogação, organização e digitalização do acervo iconográfico e de prontuários com mais de 100 anos e a elaboração do Projeto de Implantação da Casa da Memória da Santa Casa de Montes Claros.

Durante a vigência do projeto “História e Memória da Irmandade Nossa Senhora das Mercês”, com previsão de três anos, serão investidos recursos da ordem de R$ 217.406,00, dos quais R$ 100 mil pela Santa Casa de Montes Claros e o restante pela Unimontes, através da disponibilização de material permanente do Nuhicre e despesas com a carga horária dos professores envolvidos.

Assinatura do protocolo de intenções do projeto História e MemóriaORGULHO – Na oportunidade, o reitor João Canela destacou a solenidade comemorativa dos 140 anos da Santa Casa como um momento especial para a sociedade de Montes Claros, “repleta de emoções”. Ele destacou o orgulho da Unimontes em realizar a pesquisa sobre os 140 anos da instituição, o que vai “resgatar um período de muitas lutas no passado e de vitórias no presente, com respeito aos que trabalharam e aos que trabalham pelo desenvolvimento da instituição”.

Ele lembrou ainda a importância da Santa Casa no oferecimento dos serviços médicos à comunidade regional e sua participação, através de seus profissionais, na implantação do ensino médico da Unimontes. Salientou, ainda, as diversas parcerias firmadas entre as duas instituições para a humanização dos serviços de saúde em Montes Claros, frisando que “essas alianças consolidaram o sentimento de carinho que a população regional devota à Santa Casa”.

Fotografia Irmã BeataIMPORTNCIA DA PESQUISA – O provedor da Santa Casa Heli Penido salientou que uma das ações mais relevantes das comemorações dos 140 anos da instituição é a implantação do projeto “História e Memória” da instituição, em parceria com a Unimontes. “Esse é o mais importante projeto da historiografia em Montes Claros”, enfatizou, adiantando que “a pesquisa dos 140 anos da Santa Casa é, antes de tudo, um ato de respeito aos antecedentes que, com muita luta e garra, construíram um dos hospitais mais respeitados em todo o País”, concluiu Penido.

Integrando as comemorações, além de homenagens a colaboradores e funcionários, houve uma exposição de fotos antigas, instrumentos médicos e mobiliários. Ela foi criada a partir do acervo iconográfico da instituição, sendo o marco inicial do projeto “Memória e História da Santa Casa de Montes Claros”. O trabalho foi feito pela equipe de marketing e comunicação da entidade, em parceria com a Diretoria de Documentação e Informação, Pró-Reitoria de Extensão, departamento de História e Núcleo de História e Cultura Regional (Nuhicre), da Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia