Parceria vai beneficiar o meio acadêmico e a comunidade geral com avanços na área da pesquisa

O sócio-fundador e presidente do Conselho da Sagatech Brasil, Antônio Fábio Santos e o reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago – Foto: Neto Macedo / Ascom Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claos (Unimontes) firmou um acordo de cooperação com a empresa Sagathec Brasil (sediada em Bocaiuva), que visa o desenvolvimento de novas tecnologias e de novos produtos.  A solenidade de oficialização da parceria foi realizada na manhã desta quarta-feira (26/06), no auditório do Centro Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), prédio 3 do campus-sede da Unimontes.  O acordo tem como interveniente a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

O evento foi presidido pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, com as presenças do presidente da Sagatech Brasil, Antônio Fábio Santos; e   do superintendente do Banco do Nordeste em Minas Gerais, Wesley Maciel. Participaram ainda a pró-reitora de Pesquisa da professora Maria das Dores Magalhães Veloso; e o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico e Similares do Norte de Minas, Jairo César Filho.

A Sagatech Brasil é uma empresa inovadora que atua no mercado de saneamento básico, com a produção de medidores, comprometida com a oferta de tecnologias que preservam os recursos naturais e contribuem para um meio ambiente mais limpo. A partir da parceria com a Unimontes, poderão ser produzidos hidrômetros, sensores e outros equipamentos, incluindo aparelhos para a área de saúde.

Ao presidir a solenidade, o professor Wagner de Paulo Santiago destacou que a parceria com a empresa do ramo de tecnologia e inovação vai trazer benefícios para toda sociedade. “O momento é marcante na trajetória de colaboração entre o setor público e o setor privado no campo da inovação e extensão tecnológica. Este acordo marca o início de uma nova era vivida pela universidade, de descobertas, desenvolvimentos e avanços que beneficiarão não apenas as partes envolvidas, mas também a sociedade como um todo”, afirmou reitor.

Ele enalteceu a competência dos professores e pesquisadores da Unimontes. “Quero destacar a dedicação dos nossos pesquisadores e de várias mentes brilhantes que temos na Unimontes, como o professor   Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D’Angelo, que teve um empenho especial para que esse acordo acontecesse”, declarou.

O reitor também ressaltou a importância do incremento da investigação científica e tecnológica na Unimontes por conta do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que, vai viabilizar a implantação do Centro de Excelência do Semiárido na universidade, com recursos da ordem de R$ 20 milhões. Nesse sentido, lembrou que esteve recentemente com o presidente da Fapemig, Carlos Alberto Arruda, que assegurou a liberação dos recursos para a instalação do centro de excelência.

O presidente da Sagatech Brasil, Antônio Fábio Santos, salientou que a Unimontes é uma referência no Norte de Minas, enquanto geradora de talentos. “Muito nos engrandece e nos alegra ter  parceria da Unimontes com a nossa empresa, que é geradora de tecnologia no Norte de Minas, genuinamente de pesquisa e desenvolvimento. As nossas aplicações estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. É com grande alegria que estamos aqui para construir um futuro muito promissor, muito brilhante e ser modelo para que outros empresários e outras entidades do setor privado possam se espelhar no sucesso dessa parceria, para que ela frutifique e se torne uma referência. Uma referência e um modelo para futuras iniciativas nesse sentido”, declarou.

Ainda participaram da solenidade: o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor  Daniel Coelho de Oliveira; a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes), professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, o diretor Técnico e Institucional da Fadenor, professor, Roney Versiani Sindeaux; e o chefe do Departamento de Ciências da Computação, professor  Antônio Eugênio Silva; o fundador da Startup Farm, Alan Leite; coordenadores de cursos, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e convidados.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial
Livros produzidos pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Violência – GPEG/Unimontes