O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), diplomou mais 149 técnicos nos cursos de Gerência em Saúde (49), Agronegócio (48) e Técnico em Meio Ambiente (52). Os cursos foram oferecidos pela Escola Técnica de Saúde (ETS), vinculada ao CEPT, em parceria com as prefeituras de Porteirinha (Norte de Minas), Almenara e Santo Antônio do Jacinto (Vale do Jequitinhonha), sedes dos polos da Rede e-Tec Brasil/Unimontes.
A Rede e-Tec Brasil visa a oferta de educação profissional e tecnológica a distância, com o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio. As aulas são ministradas gratuitamente, viabilizadas em regime de colaboração entre União, estados e municípios.
Os recursos financeiros são liberados pelo Ministério da Educação (MEC). Aos estados e municípios competem a responsabilidade da infraestrutura, equipamentos, recursos humanos, implementação das atividades e demais itens necessários para o funcionamento dos cursos.
As cerimônias de formatura dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil/Unimontes foram realizadas neste mês: Porteirinha (dia 11), Almenara (16) e Santo Antônio do Jacinto (17/7). As solenidades contaram com as presenças dos coordenadores do Curso Técnico em Agronegócio, professor Geraldo Herystarley Veloso Cruz (representando o reitor João dos Reis Canela e o diretor do CEPT Geraldo Antônio dos Reis); o coordenador do Curso Técnico em Gerência em Saúde, professor Valnei Gomes de Assis; e a coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente, professora Maria Luiza Veloso.
As atividades nos polos tiveram como coordenadoras as professoras Vera Lúcia Mendes de Souza (Porteirinha), Yara Maria Barbosa Sales Rocha (Almenara) e Lélia Maria Batista dos Santos (Santo Antônio do Jacinto).
EXPANSÕES
Diretor do CEPT, o professor Geraldo Reis ressalta a importância dos cursos e-Tec Brasil/Unimontes para expandir a educação profissional técnica de nível médio. Ele salienta que a Rede está inserida no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/MEC), ação do Governo Federal que também conta com a participação da Unimontes, responsável pela construção das 13 escolas do Programa Brasil Profissionalizado no Estado.
BOLSA-FORMAÇÃO – O professor Geraldo Reis anuncia que, brevemente, serão ofertados cursos de educação profissional técnica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, no âmbito de Bolsa-Formação, também inserida no Pronatec. Além disso, ressalta, estão sendo feitas articulações, com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes/MG), para a continuidade da oferta dos cursos pela Rede e-Tec Brasil/Unimontes – mediante nova pactuação, com novos cursos e polos.
Por sua vez, a coordenadora pedagógica da Rede pela Unimontes, professora Jacqueline Maia Lima, ressalta a importância dos cursos para a formação dos novos técnicos e para a melhoria da qualificação profissional nos municípios da área de abrangência da Universidade. Desta forma, lembra, “são abertas novas perspectivas para o ingresso no mercado profissional”. Na mesma linha, a coordenadora geral, professora Zaida ngela Marinho Crispim; e a coordenadora-adjunta, professora Simária de Jesus Soares, enaltecem a relevância da formação a distância em Minas Gerais, dada a sua amplitude geográfica, características regionais e áreas de difícil acesso.