A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Programa de Pós-Graduação – Mestrado – em Letras (ProfLetras), realizará, nos dias 30 e 31 de outubro, o XI Seminário de Pesquisa em Letras. O evento híbrido – nos formatos presencial e online – traz como tema “A Pesquisa em Letras na contemporaneidade: objetos, referenciais e experiências docentes”. O prazo para submissão de trabalhos segue até o dia 13 de outubro, enquanto para ouvintes as inscrições podem ser feitas até a data de início das atividades. Os interessados devem acessar, para tanto, o link https://www.even3.com.br/xi-seminario-de-pesquisa-em-letras-a-pesquisa-em-letras-na-contemporaneidade-objetos-referenciais-e-experiencias-docentes-623912/.
Programação
A programação do Seminário de Pesquisa em Letras, que inclui minicursos e oficinas, conferências e mesa-redonda, terá a participação, como convidados, dos professores Marcos Bagno, linguista e escritor da Universidade de Brasília (UnB), além de doutor em filologia e um dos principais estudiosos do preconceito linguístico e da sociologia da linguagem no Brasil, que fará palestra de abertura sobre “Do galego ao brasileiro, passando pelo português”; e Paulo César Mendes, habilitado em Letras Português e em Letras Inglês, com bacharelado em Criminologia e tecnólogo em Investigação e Perícia Criminal; pós-graduado em Estudos Literários, em Computação Forense e Perícia Digital, em docência na Educação Profissional e Ensino Técnico; além de mestre em Letras e Estudos Literários.
As atividades presenciais, conferências e palestras, ocorrerão no auditório do Centro de Ciências Humanas (Prédio 2), enquanto as oficinas vão ser realizadas nas salas 203 e 204, segundo piso, do Prédio 9 do campus-sede.
O que propõe
O XI Seminário de Pesquisa em Letras propõe a interlocução entre campos de saber e, assim, acolher pesquisas que aprofundem aspectos de leitura e escrita, numa perspectiva multimodal, e características intermidiáticas que colaborem para a formação da criticidade e do posicionamento autônomo dos sujeitos.
A Pesquisa em Letras, em especial no que se refere ao processo ensino e aprendizagem, destacam os organizadores, precisa ultrapassar os limites disciplinares e, cada vez mais, avançar para as perspectivas de articulação entre áreas. O objetivo é retomar sua consolidação a partir de bases filosóficas, além de buscar sinergia e confluência de diferentes pontos de vista, com elementos propulsores para novas dinâmicas teórico-metodológico-práticas.
Nesse sentido, são necessárias as inter-relações e a compreensão sócio-histórico-cultural, com a consciência da imprescindível imersão nos problemas sociais. “Assim como Renato Janine Ribeiro, compreendemos que ‘qualquer teórico da linguagem sabe, hoje, que a linguagem, mesmo natural, está longe de ser um veículo para uma comunicação transparente’, mas é e continuará sendo seu meio e fim para o compartilhamento de todo e qualquer saber humano”, destacam.

