A parceria foi definida, nesta quinta-feira, durante reunião envolvendo as instituições

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Prefeitura Municipal de Montes Claros farão uma grande campanha de conscientização ambiental no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, envolvendo diversas ações como coleta e descarte correto de lixo, manejo dos resíduos, de ações para o controle de doenças, como dengue e endemias, além de avaliação da possibilidade de castração de cães, dentro da política nacional de controle populacional. A Unimontes e a Secretaria Municipal de Saúde farão uma avaliação mais detalhada para a definição da data para a realização do “Dia D na Unimontes”.

A parceria foi definida nesta quinta-feira (6/06), durante reunião, com as presenças da pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos; do diretor do diretor de Gestão do Campus, Giulliano Vieira Mota; da diretora da Vigilância da Saúde do município, Maria Clara Lelis; do coordenador técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Geraldo Assis; e do coordenador administrativo, Denner Mota. A proposta da ação é garantir o bem-estar e saúde dos acadêmicos, professores e servidores da Unimontes, através de ações educativas focadas na conscientização ambiental.

A pró-reitora Cláudia Luciana Tolentino Santos destacou que “o principal objetivo desse mutirão é sensibilizar os servidores, professores e acadêmicos da universidade sobre a importância das ações de combate às diversas doenças, como a dengue. A conscientização sobre a correta gestão dos resíduos é outra prioridade, visto que o descarte inadequado pode contribuir para a proliferação da dengue.” Além disso, o acolhimento adequado e os cuidados necessários com os animais que circulam pela universidade diariamente é fundamental para garantir o bem estar de todos.

O coor. técnico CCZ, Geraldo Assis; o diretor do DGC, Giuliano Mota; pró-reitora de PPGF, Cláudia Tolentino; a diretora da Vigilância da Saúde, Maria Clara Lelis e o coord. Administrativo do CCZ, Denner MotaFoto: Ascom Unimontes.

A proposta é que a ação de conscientização ambiental divulgará práticas sustentáveis, destacando a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os materiais descartados. E que, para tanto, serão realizadas palestras para instruir a comunidade acadêmica sobre os métodos de separação e destinação correta dos resíduos, enfatizando o impacto positivo dessas práticas na saúde pública e no meio ambiente.

O bem-estar animal também fará parte das ações. “A equipe do Centro de Controle de Zoonoses estará presente no campus-sede para avaliar a saúde de cães e fazer os testes necessários, com participação de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unimontes. Os cães ficarão sob custódia do centro durante um período onde serão realizados exames e também possível castração nos casos recomendados. Esse acolhimento da Unimontes é extremamente importante para uma assistência correta aos animais que convivem com a comunidade acadêmica”, destacou o coordenador técnico do CCZ, Geraldo Assis.

O diretor de Gestão de Campus da Unimontes, Giulliano Vieira Mota, destaca ainda que o envolvimento do Centro de Controle de Zoonoses é essencial para assegurar o bem-estar dos cães acolhidos no campus, proporcionando cuidados veterinários e ações preventivas contra doenças. “Esse cuidado reflete o compromisso da Unimontes com a saúde e o bem-estar animal, além de contribuir para um ambiente mais seguro e saudável para todos os frequentadores do campus”.

Já a diretora da Vigilância da Saúde do município, Maria Clara Lelis, enalteceu a parceria com a Unimontes e se dispôs a fazer um estudo técnico no campus-sede, para fazer o planejamento e execução da ação do “Dia D Unimontes”, ainda neste mês. “A Vigilância está preparada para atender a essa demanda e acha muito importante o envolvimento da comunidade acadêmica nesse projeto que só tem a contribuir com a melhoria da saúde em Montes Claros”. Maria Clara Lelis também sugeriu o envolvimento de outras secretarias municipais como a de Educação, Meio Ambiente e Serviços Urbanos para garantir uma ação mais abrangente e que possibilite a maior conscientização possível.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial