A parceria foi definida, nesta quinta-feira, durante reunião envolvendo as instituições

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Prefeitura Municipal de Montes Claros farão uma grande campanha de conscientização ambiental no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, envolvendo diversas ações como coleta e descarte correto de lixo, manejo dos resíduos, de ações para o controle de doenças, como dengue e endemias, além de avaliação da possibilidade de castração de cães, dentro da política nacional de controle populacional. A Unimontes e a Secretaria Municipal de Saúde farão uma avaliação mais detalhada para a definição da data para a realização do “Dia D na Unimontes”.

A parceria foi definida nesta quinta-feira (6/06), durante reunião, com as presenças da pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos; do diretor do diretor de Gestão do Campus, Giulliano Vieira Mota; da diretora da Vigilância da Saúde do município, Maria Clara Lelis; do coordenador técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Geraldo Assis; e do coordenador administrativo, Denner Mota. A proposta da ação é garantir o bem-estar e saúde dos acadêmicos, professores e servidores da Unimontes, através de ações educativas focadas na conscientização ambiental.

A pró-reitora Cláudia Luciana Tolentino Santos destacou que “o principal objetivo desse mutirão é sensibilizar os servidores, professores e acadêmicos da universidade sobre a importância das ações de combate às diversas doenças, como a dengue. A conscientização sobre a correta gestão dos resíduos é outra prioridade, visto que o descarte inadequado pode contribuir para a proliferação da dengue.” Além disso, o acolhimento adequado e os cuidados necessários com os animais que circulam pela universidade diariamente é fundamental para garantir o bem estar de todos.

O coor. técnico CCZ, Geraldo Assis; o diretor do DGC, Giuliano Mota; pró-reitora de PPGF, Cláudia Tolentino; a diretora da Vigilância da Saúde, Maria Clara Lelis e o coord. Administrativo do CCZ, Denner MotaFoto: Ascom Unimontes.

A proposta é que a ação de conscientização ambiental divulgará práticas sustentáveis, destacando a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os materiais descartados. E que, para tanto, serão realizadas palestras para instruir a comunidade acadêmica sobre os métodos de separação e destinação correta dos resíduos, enfatizando o impacto positivo dessas práticas na saúde pública e no meio ambiente.

O bem-estar animal também fará parte das ações. “A equipe do Centro de Controle de Zoonoses estará presente no campus-sede para avaliar a saúde de cães e fazer os testes necessários, com participação de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unimontes. Os cães ficarão sob custódia do centro durante um período onde serão realizados exames e também possível castração nos casos recomendados. Esse acolhimento da Unimontes é extremamente importante para uma assistência correta aos animais que convivem com a comunidade acadêmica”, destacou o coordenador técnico do CCZ, Geraldo Assis.

O diretor de Gestão de Campus da Unimontes, Giulliano Vieira Mota, destaca ainda que o envolvimento do Centro de Controle de Zoonoses é essencial para assegurar o bem-estar dos cães acolhidos no campus, proporcionando cuidados veterinários e ações preventivas contra doenças. “Esse cuidado reflete o compromisso da Unimontes com a saúde e o bem-estar animal, além de contribuir para um ambiente mais seguro e saudável para todos os frequentadores do campus”.

Já a diretora da Vigilância da Saúde do município, Maria Clara Lelis, enalteceu a parceria com a Unimontes e se dispôs a fazer um estudo técnico no campus-sede, para fazer o planejamento e execução da ação do “Dia D Unimontes”, ainda neste mês. “A Vigilância está preparada para atender a essa demanda e acha muito importante o envolvimento da comunidade acadêmica nesse projeto que só tem a contribuir com a melhoria da saúde em Montes Claros”. Maria Clara Lelis também sugeriu o envolvimento de outras secretarias municipais como a de Educação, Meio Ambiente e Serviços Urbanos para garantir uma ação mais abrangente e que possibilite a maior conscientização possível.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”