Assunto de tema de visita de prefeito e do deputado Marcelo Freitas ao reitor

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Prefeitura de Taiobeiras somam esforços para colocar em funcionamento, em breve, a escola do Programa Brasil Profissional no município. A parceria foi discutida durante visita do prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz, acompanhado do deputado federal Marcelo Freitas, ao Gabinete da Reitoria da Unimontes, na manhã desta segunda-feira (14/08).

O prefeito Denerval Cruz e o deputado Marcelo Freitas foram recebidos em encontro pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. Participaram ainda Danilo Soares Oliveira, assessor parlamentar do deputado Marcelo Freitas, e Rodrigo Tavares Magalhães, chefe de gabinete do Reitor

Foi debatida a oferta de cursos técnico-profissionalizantes em Taiobeiras pela Unimontes, que conta com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT). O prefeito Denerval Cruz também apresentou demanda para que a universidade venha a implantar cursos superiores no município.

Escola do Brasil Profissionalizado concluída

As obras da escola do Brasil Profissionalizado em Taiobeiras já estão concluídas, mas a estrutura foi deteriorada pela ação do tempo. Durante a visita do prefeito e do deputado Marcelo Freitas à reitoria da Unimontes ficou acertado que serão feitos os serviços de reparo para que as atividades educacionais no prédio possam ser iniciadas.

O Programa Brasil Profissionalizado é implementado com recursos do Governo Federal em parceria com o Governo de Minas. Conforme o convênio, a Unimontes é responsável pela implantação das obras. A Universidade e a prefeitura de Taiobeiras também contam com o apoio do Governo do Estado nas ações para agilizar o funcionamento da unidade educacional.

Uma das providências adotadas para viabilizar o funcionamento da estrutura foi o pedido da ligação definitiva do fornecimento de energia do prédio, já encaminhado à Cemig pelo setor de engenharia da Unimontes.

A estrutura do Brasil Profissionalizado em Taiobeiras conta com 5.570 metros quadrados de área construída, abrigando salas de aula, laboratórios, biblioteca e auditório. Dispõe ainda de ginásio poliesportivo, cozinha e refeitório, estrutura administrativa e anfiteatro a céu aberto.

O reitor da Unimontes destaca que a visita do prefeito de Taiobeiras foi altamente positiva. “Avançamos no sentido de agilizar o início do funcionamento da escola do Brasil Profissionalizado, que será um grande feito para Taiobeiras e para toda a região do Alto Rio Pardo”, afirmou o professor Wagner Santiago.

“Além da parceria com a prefeitura do município, contamos com o apoio do governador Romeu Zema, do vice-governador Mateus Simões e do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, visando atender à comunidade e colocar em atividade a escola do Brasil Profissionalizado em Taiobeiras. Também agradecemos a contribuição do deputado Marcelo Freitas, que tem feito mostrando uma destacada atuação a favor da nossa universidade do desenvolvimento da nossa região”, concluiu o reitor da Unimontes.

Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024