– Espaço no campus cedido para escola de ensino fundamental –

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Prefeitura de Brasília de Minas buscam incrementar parcerias, com o objetivo de atender melhor a comunidade. A questão foi discutida durante visita do prefeito de Brasília de Minas, Géelisson Ferreira da Silva, ao reitor, professor Antonio Alvimar Souza, na última semana.

A proposta da Unimontes é ampliar a parceria com o município, visando fortalecer as atividades do seu campus em Brasília de Minas, criado em dezembro de 2002, com apoio da Municipalidade. São oferecidos na cidade os cursos de graduação de Administração e Pedagogia.

Foi assinado um termo pelo qual a Universidade autoriza a cessão de espaço (duas salas de aula e cantina) do prédio do campus na cidade para uso pela Secretaria Municipal de Educação de Brasília de Minas. As instalações deverão ser utilizadas para o funcionamento de uma escola de ensino fundamental da rede municipal nos turnos quando não há atividades acadêmicas da Universidade.

Ficou acertada, também, a realização de uma edição do Programa Unimontes Solidária em Brasília de Minas, no período de 26 a 28 de julho, por ocasião das comemorações do 125º Aniversário de fundação da cidade. Com a participação de professores e acadêmicos dos diversos cursos, as atividades voluntárias são coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão.

Além do reitor Antonio Alvimar e do prefeito Géelisson Ferreira, participaram do encontro os pró-reitores Aloysio Afonso Rocha Vieira (Planejamento, Gestão e Finanças) e Paulo Eduardo Gomes de Barros (Extensão); a procuradora geral Luciana Ananias, o assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão, Gilson José Fróes; e o chefe de Gabinete, Alysson Danilo Dantas Silva. O prefeito esteve acompanhado da secretária municipal de Educação de Brasília de Minas, Soraya Antunes Botelho; e o gestor de Convênios da prefeitura, Eudes Tarley Alves Antunes.

Visita BdMinas 31

Reunião acertou, também, a realização do programa Unimontes Solidária, em julho, em Brasília de Minas

ESCOLA TÉCNICA

Na reunião ainda foi discutida a conclusão da obra da escola técnica do programa Brasil Profissionalizado na cidade, implementada por meio de convênio entre a Universidade Estadual de Montes Claros, prefeitura e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal.

O prefeito Géelisson Ferreira da Silva se dispôs a contribuir no encaminhamento na articulação junto ao FNDE para dar continuidade aos serviços. Nesse sentido, deverá assinar um aditivo ao convênio Fundo Nacional com o objetivo de concluir as obras do Programa Brasil Profissionalizado.

O Brasil Profissionalizado foi implementado em 2010, visando a construção de unidades em 13 municípios, a partir de convênio firmado com o Governo Federal, viabilizado com recursos FNDE, com a contrapartida do Governo do Estado. A Unimontes assumiu a coordenação das obras das escolas técnicas enquanto as prefeituras fizeram a doação dos terrenos para os empreendimentos educacionais.

Das 13 unidades sob a coordenação da Unimontes, três já foram concluídas: de Pompéu (região Central), de Lagoa Santa e de Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Quatro estão em fase de conclusão: Joaíma (Vale do Jequitinhonha), Grão Mogol, Janaúba e Taiobeiras (Norte de Minas). Também estão em andamento as obras das escolas técnicas de Espinosa e Monte Azul. Falta ainda a conclusão das unidades de Bocaiúva, Manga e Unaí, além do prédio de Brasília de Minas.