A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Prefeitura de Bocaiuva discutem alternativas para melhor aproveitamento das instalações do campus da instituição superior no município. O assunto foi debatido na manhã desta segunda-feira (31/05), durante visita do secretário municipal de Educação de Bocaiuva, Marcelo Brant Carneiro Nunes, ao reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

O secretário foi recebido em reunião no prédio da reitoria. O encontro contou com a participação da vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu; o assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima; o diretor do Centro de Educação e Tecnológica (CEPT), professor Márcio Antônio Alves Veloso; e o professor Dario Alves de Oliveira, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Unimontes.

Na oportunidade, foram discutidas ações conjuntas que poderão ser desenvolvidas entre a Universidade a Prefeitura para o aproveitamento da estrutura do campus de Bocaiuva. Foram intalados no município os cursos de graduação de Física e Química, cujas atividades foram suspensas.

O reitor Antonio Alvimar Souza destacou que a meta da Unimontes é a contar com parceria da Municipalidade para implantar em Bocaiuva cursos que venham atender as demandas da comunidade. Ele lembrou que também está sendo construída na cidade uma escola do Programa Brasil Profissionalizado, obra fiscalizada pela Universidade Estadual de Montes Claros.

A Unimontes fez proposta ao Governo do Estado para que, assim que for concluída, a unidade do Programa Profissionalizado seja transferida para a Universidade.

Por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), a Unimontes vai oferecer em Bocaiuva os cursos técnicos de Técnico em Apicultura e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, viabilizados em parceria entre a Universidade e o Governo Federal. As capacitações serão ministradas por meio do Programa Novos Caminhos e Formação de Iniciação Continuada (FIC).

O professor Antonio Alvimar Souza enfatizou que a Unimontes vai fazer o máximo de esforço para implantar os cursos em Bocaiuva, aproveitando a estrutura que dispõe na cidade, distante 50 quilômetros de Montes Claros. Para isso, pretende contar com a parceria da prefeitura. Uma das questões discutidas é a melhoria do acesso ao campus da universidade no município.

Por sua vez, o secretário Marcelo Brant Carneiro Nunes destacou que objetivo da Municipalide é apoiar integralmente a Unimontes na expansão de suas ações em Bocaiuva. “O nosso objetivo é que a Unimontes venha instalar cursos técnicos, de graduação ou mesmo de pós-graduação que possam atender as demandas da população”, assegurou o secretário municipal de Educação de Bocaiuva.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025