A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o 11º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros iniciaram entendimentos para a elaboração de uma parceria no desenvolvimento de ações em busca do aprimoramento da segurança pública no Norte de Minas. A proposta da parceria é que a Unimontes e a Polícia Civil possam organizar e implementar programas abrangentes de segurança pública, mas extrapolando o tema violência, com o envolvimento de diversas áreas do conhecimento e abrangendo, também, as causas sociais da violência.

Esse é um dos resultados da reunião do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, com o chefe do 11º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, delegado Rogério da Silva Evangelista, realizada na tarde dessa quarta-feira (8/4), na 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), e que contou com a participação do pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Hercílio Martelli Júnior.

CENTRO DE ESTUDOS

A criação de um centro de estudos sobre segurança pública na Unimontes foi um dos assuntos discutidos, aproveitando os trabalhos já desenvolvidos pela universidade por intermédio dos cursos de graduação, de especializações, mestrados e doutorados. A proposta é que esse centro de estudos desenvolva pesquisas para revelar o real cenário regional, seus principais problemas, entraves e, principalmente, as soluções, que devem ser abrangentes, envolvendo não apenas as forças policiais, mas a criação de políticas públicas para reduzir os efeitos da violência.

O conhecimento científico da comunidade acadêmica também poderá ser utilizado nas investigações policiais no que se refere à emissão de laudos e no fortalecimento das ações do Posto Médico Legal (PML), hoje instalado em área cedida da própria Unimontes, além da perspectivas de que os exames de DNA possam ser feitos futuramente por equipes locais.

A Unimontes e a Polícia Civil promoverão, também, estudos para que os policiais civis possam ter acesso a cursos específicos na área de segurança pública (pós-graduação Lato sensu, por exemplo), contribuindo para o aprofundamento das discussões e para a ampliação das ações, que beneficie a população. Levantamentos serão feitos para identificar quais os cursos mais apropriados para o atual cenário e quais as formas de viabilização.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia