Atendimento em praça pública foi uma das primeiras ações da campanha
(Fotos: Mauro Miranda)

As primeiras ações desenvolvidas no movimento “Novembro Azul” pela Universidade Estadual de Montes Claros e parceiros, como a Loja Maçônica Vigilantes do Norte, já beneficiaram aproximadamente 2,3 mil pessoas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (18/11), pela Coordenadoria de Projetos Especiais e Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes. A campanha tem como foco na prevenção sobre o câncer de próstata.

Esta é a doença com o segundo maior índice de óbito entre os homens no Brasil. Por isso, a preocupação é orientar sobre a importância dos exames regulares e do diagnóstico precoce.

Os homens realizaram os testes rápidos de PSA

No dia 4, a Unimontes, Loja Vigilantes do Norte e empresas parceiras atenderam a comunidade em geral na Praça Doutor Carlos Versiani, no centro de Montes Claros. Todas as ações foram gratuitas, especialmente os exames de PSA – teste específico que avalia se há alteração na proteína produzida pela próstata. O público teve acesso, ainda, a testes de glicemia, medição do índice de massa corporal (IMC) e orientação sobre prevenção e riscos do diabetes e da hipertensão.

“Pedal Azul” foi a segunda atividade dentro da campanha

No dia 9, o atendimento foi dirigido à comunidade de Buriti do Campo Santo, na zona rural de Montes Claros, com um pedal solidário a partir do campus-sede da Unimontes. No local, a população foi atendida também com os testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações sobre o diabetes e hipertensão e testes rápidos de PSA. Para as crianças e jovens, atividades lúdicas, apresentações culturais e distribuição de brindes.

Os ciclistas também foram atendidos nas tendas em Buriti do Campo Santo

Além da Unimontes e da Loja Maçônica Vigilantes do Norte, os eventos contaram com o apoio da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FACIT), Faculdades Prominas, Minera Engenharia, Área Engenharia, Grupo VGX e Citocenter.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025